|   Jornal da Ordem Edição 4.292 - Editado em Porto Alegre em 07.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

20.10.10  |  Advocacia   

Prorrogadas as inscrições para Casa de Mediação da OAB/RS

Foram prorrogadas até as 18h desta quarta-feira (20) as inscrições (feitas somente pelo site www.oabrs.org.br) de profissionais interessados em integrar a Casa de Mediação, que está sendo criada pela OAB/RS, por intermédio da sua Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas, em convênio com a Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça. O edital do Curso de Capacitação em Mediação também está disponível no portal da Ordem gaúcha. (Clique aqui e faça a sua inscrição).
 
Conforme o presidente da comissão da OAB/RS, Ricardo Dornelles, a Casa de Mediação é um espaço para que o mediador, juntamente com as partes, possa dialogar e transformar a sua visão perante o conflito. “É uma forma de humanizar e democratizar o acesso à Justiça, pois, com o curso de capacitação, o profissional terá treinamento e conhecerá técnicas de mediação, trabalhando, assim, com escuta qualificada e sendo um facilitador da comunicação entre as partes”, destacou.
 
Segundo Dornelles, a Casa de Mediação, localizada no Centro da Capital e que será administrada pela OAB/RS, terá um espaço destinado à comunidade carente, para que possa haver diálogo e solução de conflitos com orientação jurídica.
 
Processo de seleção
 
De acordo com o edital, o processo de seleção dos participantes é aberto a todos os profissionais que demonstrem disponibilidade e perfil para atuar nas ações de mediação. A seleção consistirá na análise do formulário de inscrição, no qual o interessado deve informar sua disponibilização de horários, atuação profissional, formação e cidade de residência.
 
O curso será gratuito e terá 40 vagas por turma. A capacitação terá 120 horas de aulas teóricas e 60 horas de práticas de mediação, com orientação técnica. Após o curso teórico, os participantes iniciarão as aulas práticas, nas quais prestarão atendimento voluntário à população.

Iniciativa pioneira

O projeto, de iniciativa da OAB/RS, por meio da Comissão de Mediação e Prática Restaurativas (CMPR), e financiado a partir de um convênio firmado com a Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, é o primeiro a ser instalado no Brasil e visa oferecer atendimento para mediação de conflitos junto à comunidade, e, principalmente, democratizar o acesso à Justiça.

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro