“Nós aperfeiçoamos o projeto desde a primeira edição, no ano passado, e a presença maciça dos advogados, que têm contribuído com sugestões, fez com que esse programa conjunto de OAB/RS e CAA/RS tenha crescido muito”, declarou o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Arnaldo Guimarães, ao fazer uma avaliação do evento, que se realizou no sábado (07), na orla de Capão da Canoa.
A equipe médica e a ambulância da Caixa estiveram a disposição dos advogados e seus familiares, realizando exames de glicose e colesterol e medição de pressão. Além disso, diretoria, colaboradores e parceiros da Caixa prestaram esclarecimentos sobre os serviços que oferecem e distribuíram brindes e sacolas com material explicativo.
“Muitos advogados desconhecem a totalidade dos serviços que a Caixa coloca a sua disposição. Então, este foi o objetivo da ação: divulgar nossos trabalhos e dar essa assistência médica preventiva através dos exames, fazendo com que o profissional se aproxime mais da sua entidade e aproveite melhor seus benefícios”, completou Guimarães, que esteve acompanhado da vice-presidente da CAA/RS, Ivete Dieter, e da tesoureira, Letícia Caiaffo.
A estimativa dos dirigentes é que tenham sido realizados em torno de 400 atendimentos no stand montado junto ao calçadão à beira mar de Capão da Canoa.
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, que prestigiou o evento acompanhado da família, ressaltou que “esta ação da diretoria da Caixa demonstra aquilo a que nos propusemos quando assumimos a gestão da Ordem, da Caixa e da ESA: que a entidade seja transparente e participativa. A participação está aqui: a Caixa sai de seu local na Capital e vai ao encontro do advogado, coisa que temos feito também na Ordem, na medida em que estamos hoje interiorizando a entidade. Então, é o ponto que me parece indispensável: através de ações como esta, a Caixa consegue chegar mais diretamente no advogado e nos seus familiares”.
“Para nós é uma alegria sediar essa estrutura, estamos trabalhando e vendo todos estes advogados, advogadas e seus familiares recebendo atendimento e orientações” afirmou Miguel Glashorester Severo, presidente e também delegado da Caixa da subseção de Capão da Canoa, a qual prestou apoio à iniciativa.
A secretária-geral da Ordem gaúcha, Sulamita Cabral, prestigiou o projeto, acompanhada do marido, o engenheiro Paulo Tharso Cabral, e avaliou que “a iniciativa é muito válida e teve uma grande procura, o que permitiu também uma confraternização entre colegas”.
Segundo o conselheiro seccional José Ramos, presidente da CDAP (Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados) da OAB/RS, “essa implementação dada à Caixa pelo presidente Arnaldo Guimarães tem retribuído à advocacia gaúcha em serviços aquilo que a Ordem se propõe sempre a fazer, que é atender cada vez melhor os advogados”.
O ex-presidente da CAA/RS Ederon Amaro Soares da Silva, atualmente presidente da Spaan (Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados), opinou que “é um evento extraordinário, é uma oportunidade ímpar para os advogados que estão aqui no litoral se beneficiarem dos exames, das orientações e dessa confraternização, deste reencontro entre os colegas”.
A equipe médica que participou da ação foi composta pela ginecologista e obstetra Maristela Bemfica Paczek (coordenadora da área médica da CAA/RS), pelo cardiologista José Ceratti e pela dermatologista Luciana Weis. Simone Oyarzabal, Norma Campão, Paula Garcia e Rogério Lobato foram os colaboradores da Caixa que trabalharam no evento.
Participação de profissionais de todo o Rio Grande do Sul
Advogados de todo o estado estiveram no stand da Caixa em Capão da Canoa, no sábado.
João Francisco Pivoto Salbego, 40 anos, do Alegrete, considerou a iniciativa ótima, e completou: “Eu uso muito os serviços da Caixa, consigo descontos em atendimento médico, uso de laboratórios, entre outros”.
Anderson Amaral, 44 anos, de Carazinho, achou “excelente o projeto, podemos saber como estamos de saúde. Também participei de ação semelhante realizada pela Caixa em Carazinho, na metade do ano passado”.
Zilda Maria Libczynski Pereira, 72 anos, de Porto Alegre, integrante da Comissão de Previdência Social da OAB/RS, achou a ação ótima, “porque previne problemas futuros. Aliás, todas as ações da Ordem são ótimas, participo sempre”.
Clóvis Wolmer, 48 anos, que reside em Capão da Canoa, mas advoga na Capital, disse que a proposta é excelente, “pois nós, advogados, vivemos numa correria no dia a dia, e tivemos a possibilidade de fazer esses exames aqui, no fim de semana”. Wolmer foi o primeiro advogado a fazer os exames, juntamente com sua esposa, a professora Ana Beatriz Fioravante Ribeiro, 48 anos, que considerou a iniciativa interessante, “até porque a gente relaxa um pouco da saúde nas férias, e, por outro lado, temos tempo de fazer os exames”.
O evento da Caixa contou até mesmo com a participação de advogados de fora do estado e do país. Carlos Vich Berlanga, 69 anos, advogado em Santa Fé, na Argentina, aproximou-se do stand quando este ainda estava sendo montado, e fez questão de conversar com o presidente Arnaldo Guimarães e deixar sua impressão: “Na Argentina não existem ações assim, fiquei admirado. Os brasileiros são mesmo muito criativos, gostei muito da iniciativa”, ressaltou Berlanga, que levou material explicativo da Caixa para mostrar a seus colegas no país vizinho.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759