|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

22.07.10  |  Legislação   

Projeto prevê aviso prévio de interrupção de serviço por inadimplência

A Câmara analisa o PL 7239/10, do Senado, que obriga as empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos a avisar aos cidadãos de baixa renda e aos estabelecimentos educacionais, de saúde e de internação coletiva a interrupção de seus serviços em razão de inadimplência com, no mínimo, 30 dias de antecedência. O texto altera a Lei 8.987/95, que disciplina o regime de concessão e permissão de serviços públicos.

O projeto não define qual a faixa salarial dos "cidadãos de baixa renda", nem lista quais são os estabelecimentos de "internação coletiva". Pela proposta, a notificação deverá ser feita por escrito e conter o valor consolidado da dívida e as parcelas referentes ao débito principal, aos juros, às taxas e aos demais encargos incidentes.

O texto, do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), prevê ainda que serão preservadas "as condições mínimas" de manutenção das atividades desenvolvidas por essas instituições.

Abusos

O senador lembra que é comum a mídia noticiar casos de interrupção abrupta no fornecimento de água, energia elétrica ou telefonia quando as Santas Casas de Misericórdia - centros de saúde direcionados às populações mais carentes - tornam-se inadimplentes, na maioria das vezes por atraso no repasse de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS). "Não é justo exigir que as concessionárias ofereçam seus serviços sem receberem a devida remuneração, mas precisamos evitar abusos", pondera o senador.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; antes de ser votado pelo Plenário.

A íntegra da proposta pode ser consultada em http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=475193




.............................
Fonte: Ag. Câmara

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro