|   Jornal da Ordem Edição 3.913 - Editado em Porto Alegre em 16.08.2022 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

20.07.07  |  Legislação   

Projeto de lei propõe o fim da exigência de fiador

A Câmara analisa o Projeto de Lei nº 285/07, do deputado Vicentinho Alves (PR-TO), que acaba com a exigência de fiador e avalista na firmação de contratos, como os de aluguel. A proposta altera o Código Civil, revogando os artigos que se referem à fiança.

O autor argumenta que, além de dificultar o acesso ao crédito, a exigência de fiador e/ou avalista "provoca por vezes perdas patrimoniais consideráveis em pessoas que não foram diretamente beneficiadas pelos recursos obtidos em empréstimo ou financiamento".

De acordo com o parlamentar, se o devedor não possui bens suficientes para cumprir a obrigação, em nenhum momento outra pessoa deve ser responsabilizada. "Os bens do devedor é que devem responder pela dívida, e não os bens de um terceiro. Estamos certos de que o credor é que deve honrar e assumir sua dívida, e não se locupletar à custa alheia", sustenta Vicentinho Alves.

O parlamentar também cita o caso de estudantes que não conseguem fiança para participar do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), "frustrando sua expectativa estudantil".

O projeto tramita em caráter conclusivo e foi distribuído às comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

.................
Fonte: Agência Câmara

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2022 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro