|   Jornal da Ordem Edição 3.913 - Editado em Porto Alegre em 16.08.2022 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.07.07  |  Legislação   

Projeto de lei veta inscrição no SPC e Serasa caso o devedor embargue a execução

O projeto de lei nº 901/07, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), em análise na Câmara Federal, proíbe os serviços de proteção ao crédito (SPC, Serasa etc) de incluir, nos seus bancos de dados, os nomes de consumidores que tenham entrado com embargos às ações de execução.

O projeto inclui um parágrafo no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8078/90), na seção referente aos bancos de dados e cadastros dos consumidores.

O autor do projeto lembra que, nesses casos, é comum o nome do consumidor ser inscrito em organismos de crédito, mesmo que ainda não haja decisão judicial definitiva.

Com o PL nº 901, o nome do suposto devedor não poderá ser incluído no cadastro do SPC, Serasa etc. enquanto perdurar a ação. Mas o impedimento do registro isso só será garantido se o cliente efetuar o depósito do valor incontroverso.

"Havendo a execução e o depósito em juízo, não é justo que o cidadão sofra dissabores de ter seu nome inscrito ao lado de maus pagadores", disse Valdir Colatto.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2022 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro