|   Jornal da Ordem Edição 4.303 - Editado em Porto Alegre em 22.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.11.13  |  Advocacia   

Procurador nacional das Prerrogativas vai ao TRF4 com OAB/RS e OAB/PR para que seja respeitado prazo em dobro em processo eletrônico

Em decisão isolada, turma do Tribunal adotou o entendimento de que com o processo eletrônico não se justifica o prazo em dobro.

O procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, conselheiro federal José Luis Wagner, acompanhou o presidente da Comissão de Defesa, Assistência, Prerrogativas da OAB/RS (CDAP), Eduardo Zaffari, e o presidente da OAB/PR, Juliano Jose Breda, em reunião com o com o vice-presidente do TRF4, desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado.

Os dirigentes trataram sobre o prazo quando os litisconsortes tiverem diferentes advogados, conforme previsto no artigo 191 do Código de Processo Civil. A Ordem questiona o entendimento que o TRF4 adotou de que com o processo eletrônico não se justifica o prazo em dobro.

O procurador nacional das Prerrogativas afirmou que o CFOAB irá atuar como assistente nestas ações quando chegarem à instância superior. "Não podemos admitir que um magistrado, por seu próprio entendimento, altere o que diz a Lei sobre a contagem de prazos. Por isso defendemos o que está explícito no Código de Processo Civil", adiantou Wagner.

Para Zaffari, este entendimento isolado no TRF4 vai de encontro ao que determina o CPC. "O artigo 191 é muito claro ao estabelecer prazo em dobro quando os litisconsortes tiverem advogados diferentes. O prazo é fundamental para o advogado possa contestar e recorrer com a serenidade e igualdade necessária", ressaltou o presidente da CDAP.

Conquista da OAB/RS na sustentação oral

Durante a reunião, em consonância com o entendimento da CDAP, o TRF4 informou que alterou o dispositivo regimental, que vedava ao advogado sustentar oralmente, durante as sessões, sem o prévio agendamento de 24 horas.

"Essa medida fortalece as prerrogativas profissionais e demonstra o respeito e diálogo entre as instituições, em que há o reconhecimento das demandas da Ordem dos Advogados", declarou Zaffari.

Liziane Lima                                                  Camila Cabrera
Jornalista – MTB 14.717                             Jornalista - MTB 16.528

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro