O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, reuniu-se, na tarde desta quinta-feira (21), na sede da Ordem, com o conselheiro seccional Jorge Santos Buchabqui e uma comitiva de oito advogados: Telmo Schorr, Daisson Portanova, Jones Machado da Rosa, Paulo de Assis Brasil, Paulo Pizzolotto, Ricardo Juruena, Marcelo Fagundes e Maurício Barbieri.
O encontro tratou dos problemas enfrentados pelos profissionais junto às Varas da Fazenda Pública, especialmente no que tange a retenção acima do prazo legal de autos em carga.
”Chegamos a um momento crítico, em que esse problema não afeta apenas nosso dia-a-dia profissional, mas também nossa imagem frente aos clientes, que ficam com a impressão de que o advogado é que está sendo negligente. Nosso exercício profissional está sendo prejudicado pela falta de tutela jurisdicional. Nosso problema não são os procuradores, nem a PGE - sabemos de suas dificuldades de recursos materiais", ressaltou Buchabqui.
Lamachia lembrou que o assunto da retenção dos autos já vem sendo tratado pela Ordem gaúcha tanto junto Associação dos Procuradores quanto à direção da PGE, e inclusive em ofício encaminhado ao governo do Estado.
O dirigente propôs que fossem marcadas reunião com a Associação dos Procuradores e com o corregedor-geral do TJRS, Luís Felipe Brasil Santos, para tratar do tema, na própria OAB/RS.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759