|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

30.01.09  |  Administrativo   

Primeira Interiorização Regionalizada da OAB/RS de 2009 é um sucesso

O plenário Nady Maria Castellano da Câmara Municipal de Lagoa Vermelha esteve completamente lotado, nesta quinta-feira (29), para acompanhar a primeira Interiorização Regionalizada da OAB/RS em 2009.

"A nossa subseção fica agradecida e honrada com a realização do primeiro encontro deste ano no município", afirmou o presidente da OAB Lagoa Vermelha, Victor Hugo Muraro Filho, ao dar início ao evento.

Em seguida, o presidente da CAA/RS, Arnaldo de Araújo Guimarães, lembrou da importância da presença da Caixa no interior e ressaltou que, em 2009, ela será cada vez maior.

O secretário-geral da CAA/RS, Daniel Barreto (também ouvidor-geral da OAB/RS), natural de Lagoa Vermelha, deu boas-vindas a todos.

Abrindo oficialmente a Interiorização, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, prestou contas aos presentes das ações da Ordem nestes dois anos de gestão.

No campo corporativo, lembrou a compra da nova sede, na Capital (que fará com que a Ordem troque aluguel por investimento), o repasse de valores para as subseções (que sempre foi feito em dia desde o início da gestão), o empenho da seccional em finalizar as construções das sedes de subseções que estão inacabadas, e a presença cada vez maior da CAA/RS e da ESA no interior, dentre outros assuntos.

No campo institucional, ressaltou os projetos de lei que estão tramitando por iniciativa da Ordem gaúcha, como os que tratam da compensação de honorários, da alteração do artigo 178 do CPC e da suspensão de prazos processuais entre dezembro e janeiro.

No espaço para manifestações dos presentes, Muraro Filho entregou a Lamachia um ofício com a sugestão de que a Ordem diligencie para que seja modificada resolução do TJRS que determina o não-recebimento de recursos para os tribunais superiores através dos protocolos integrados, sugestão que foi acatada pelo presidente da seccional.

O dirigente local também externou sua preocupação com um estudo que vem sendo feito pelo TRT4, que pode vir a remanejar varas do Trabalho entre os municípios do estado. A esse respeito, Lamachia informou que já teve diversas reuniões com o presidente do tribunal, João Ghisleni Filho, para tratar do assunto, e que agirá prontamente caso alguma subseção seja prejudicada.

Também foi levantada a questão da necessidade do acesso à certificação digital pelos advogados do interior, que atualmente têm que se deslocar até a Capital para conseguir fazê-la. A secretária-geral da OAB/RS e coordenadora-geral da Interiorização, Sulamita Santos Cabral, explicou que a Ordem já está estudando a formação de uma equipe itinerante para disponibilizar o processo de certificação nas subseções.

CAA/RS presente com loja e ambulância

Ainda na Câmara Municipal, houve um sorteio de brindes oferecidos pela CAA/RS. Os sorteados receberam porta-ternos, pastas de trabalho e guarda-sóis.

Além da presença da diretoria – o presidente, Arnaldo Guimarães, a vice, Ivete Dieter, o secretário-geral, Daniel Barreto, e a tesoureira, Letícia Caiaffo – a Caixa também levou sua loja e sua ambulância para Lagoa Vermelha, as quais ficaram à disposição dos advogados no Parque de Rodeios.

"Viemos à Interiorização com o objetivo de trocar experiências com os nossos delegados e com os advogados em geral, de verificar as necessidades das subseções e de fomentar a firmação de convênios, de modo a garantir o maior número de benefícios aos profissionais", destacou Barreto.

Almoço e entrega de medalhas Leonardo Macedônia

À tarde, houve almoço com comida campeira e churrasco, no Parque de Rodeios Ítalo Mondadori Nunes, preparado pelo delegado da CAA/RS em Lagoa Vermelha, Cassiano Castellano. Na ocasião, foram entregues as medalhas Leonardo Macedônia aos ex-presidentes das subseções de Lagoa Vermelha, Sananduva, São José do Ouro e Tapejara.

Foram homenageados: de Lagoa Vermelha, Cesar Muliterno, Érico Alves Lourenço de Lima, João Pereira Neto, Luiz Alberto Cirino, Cersi Andreani, Fileto Jaymer Cirino, Sérgio Menegaz, Paulo César Sgarbossa e o atual presidente, Victor Hugo Muraro Filho; de Sananduva, Raul José Raymunid, Atecir João Biazus, Vanderlei Luiz Bernardi, Euclides Aires Copatti e Ciro José Pansera; de São José do Ouro, Orli Carlos da Costa; e de Tapejara, Neuri Dominigos Coser, Euclides Bertoglio, Alceu Basso, Gilnei José Fontana e José Rombaldi Mânica.

Sulamita Santos Cabral falou aos presentes sobre a origem da Medalha Leonardo Macedônia – o primeiro presidente da OAB/RS e do Instituto dos Advogados do RS.

"Foi um grande sucesso essa Interiorização, pela enorme participação das subseções das adjacências e também pela hospitalidade e a participação dos advogados lagoenses. Eu acho que é muito válida a Interiorização, porque, além de estreitar os laços com os profissionais e com as subseções do interior, a gente pode verificar in loco a pujança do interior do Rio Grande do Sul", ressaltou a coordenador-geral do evento.

Em seguida, Lamachia e o atual prefeito do município, Getúlio Cerioli, assinaram a escritura de doação do terreno para a construção da sede da OAB Lagoa Vermelha, negociada e concedida na gestão do ex-prefeito Moacir Volpato.

"Essa doação mostra que Lagoa Vermelha reconhece a importância da advocacia", destacou o presidente da OAB/RS.

Finalizando a Interiorização, houve um encontro da diretoria da Ordem gaúcha com os advogados da região e uma visita à XIV Festa Nacional do Churrasco e XIX Rodeio Crioulo Nacional.

Fizeram-se presentes ao evento a Comissão da Mulher Advogada, que realizou uma reunião com as representantes locais, e a Comissão do Jovem Advogado, que fez o lançamento do I Encontro Estadual do Jovem Advogado, que vai se realizar no dia 2 de abril, na Capital.

Estiveram presentes à Interiorização, além das personalidades já citadas, o vice-prefeito de Lagoa Vermelha, Germano Ferri; o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Estevão Maciel; o coordenador das subseções da OAB/RS, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; os conselheiros seccionais Alexandre Lyrio e Carmelina Mazzardo (presidente da Comissão da Mulher Advogada); a integrante da Comissão da Mulher Advogada Ângela Aguiar Sarmento; o presidente da Comissão do Jovem Advogado, Pedro Alfonsin, e os membros Antonio Zanette e Fernando Menine; as diretorias e os delegados da CAA/RS das subseções de Bom Jesus, Erechim, Getúlio Vargas, Marau, Nova Prata, Passo Fundo, Sananduva, São José do Ouro, Soledade, Tapejara e Vacaria; além de advogados da região.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro