|   Jornal da Ordem Edição 4.305 - Editado em Porto Alegre em 24.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.04.14  |  Advocacia   

Presidente da OAB/RS reafirma compromissos em reuniões com advogados da região sul

Ao longo desta segunda-feira (28), Bertoluci cumpriu roteiro de encontros nas subseções de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço do Sul.

Ao longo desta segunda-feira (28), o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, cumpriu roteiro de encontros no Interior do Estado, visitando as subseções da Região Sul. Nas reuniões, o dirigente reafirmou compromissos com a classe e a cidadania.

Confira:

Santa Vitória do Palmar

Em Santa Vitória do Palmar, Bertoluci foi recebido pela presidente da OAB local, Simone Bilbau Soca Neves Ança. Reunido com a advocacia da região, Bertoluci salientou as conquistas da classe a partir da reforma do CPC, que abrange diversos pleitos da OAB/RS. "As férias dos advogados; a natureza alimentar dos honorários; o fim da compensação de honorários; e o prazo mínimo de cinco dias para a intimação da pauta de julgamento em tribunal são alguns exemplos. A advocacia fortalecida por meio destas ações garante a plena defesa dos direitos da cidadania contra injustiças e arbitrariedades", declarou.

O presidente da Ordem gaúcha também manifestou a importância da aprovação desses pleitos. "Fomos uma seccional pioneira na apresentação de projetos de lei em benefício do exercício profissional dos advogados. São soluções duradouras para dificuldades históricas da classe", destacou.

Rio Grande

Após visitar a subseção de Santa Vitória do Palmar, o presidente da OAB/RS reuniu-se com os advogados de Rio Grande. Na ocasião, estavam presentes: o presidente da Ordem local, Everton Pereira de Mattos; o presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional e vice-presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação, conselheiro seccional Miguel Ramos; e o conselheiro seccional Francisco José Soller de Mattos.

Bertoluci lembrou aos presentes que a seccional dispõe de uma Procuradoria Regional das Prerrogativas, em Porto Alegre, criada para atender as demandas de todos os advogados do Estado, e é munida de corpo técnico para tratar do tema de forma profissional. "Entendemos que prerrogativas dizem respeito a nossa alma, ao dia a dia da nossa profissão. Não aceitamos qualquer afronta aos nossos direitos expressos no Estatuto da Advocacia e da OAB", afirmou.

As dificuldades em relação à prestação jurisdicional na Justiça do Trabalho na Comarca de Rio Grande, devido ao desembarque da indústria naval no município, também foram abordadas. Bertoluci adiantou aos dirigentes que a OAB/RS vai buscar alternativas junto ao TRT4 para viabilizar melhorias à prestação jurisdicional na Comarca.

São José do Norte

Em seguida, Bertoluci esteve presente em São José do Norte, onde foi recebido pelo presidente da subseção, José Gregorio Botozele. O encontro, que também contou com advogados da região, foi realizado na OAB local.

Na reunião de trabalho, Bertoluci salientou a defesa por uma implantação do processo eletrônico sem açodamento. "Não podemos conceber essa tecnologia sem uma estrutura adequada, que gera graves problemas para a advocacia, especialmente por questões de comunicação e energia. Recebemos inúmeras queixas de colegas relatando dificuldades com a falta de estabilidade do sistema e com a baixíssima qualidade no serviço de Internet", ressaltou.

O dirigente também avaliou que o cidadão, representado pelo advogado, não pode ser prejudicado. "Estamos equipando as subseções, pois a gestão digital do Sistema OAB não admite que nenhum advogado seja excluído do PJe. Exemplo disto é que, recentemente, a CAA/RS entregou mais de 200 computadores às subseções", afirmou.

Por fim, Bertoluci também frisou a importância de que os advogados estejam em constante aperfeiçoamento. "Por meio da ESA, estamos realizando diversos cursos com transmissão EaD para todos os advogados do Estado. É o conhecimento sendo levado para todas as regiões do Rio Grande do Sul, pois percebemos que a advocacia está ávida pelo saber", acrescentou.

São Lourenço do Sul

Depois de percorrer Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e São José do Norte, o presidente da OAB/RS reuniu-se com os advogados da subseção de São Lourenço do Sul. Bertoluci destacou a importância de manter uma aproximação cada vez maior entre a seccional e as subseções. "É necessário fortalecermos a gestão compartilhada, pois a comunhão de forças oportuniza detalhar as informações sobre as características, as peculiaridades e os anseios dos advogados de cada região em demandas corporativas e da cidadania. O trabalho voluntário de cada membro da OAB pode fazer a diferença em toda uma classe", frisou.

As ações conjuntas da seccional gaúcha com o CFOAB também foram abordadas: "Este é um momento histórico para a advocacia do Estado, pois temos o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, que conhece toda a realidade do RS. Hoje, Lamachia, que também é coordenador da Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários, deflagra ações nascidas aqui para todo o Brasil".

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro