05.06.08 | Advocacia
Presidente da OAB/RS manifesta indignação com as revelações feitas na CPI do Detran
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, manifestou, na noite desta quarta-feira (04/06), sua indignação com as revelações feitas à tarde durante a CPI do Detran. “
Os fatos revelados chocaram a sociedade pela naturalidade e desfaçatez de pessoas que tinham como dever zelar pelo patrimônio público e, no entanto, locupletaram-se durante muito tempo”, afirmou, referindo-se aos acusados no processo, cujas conversas telefônicas foram divulgadas na sessão da CPI, ocorrida na Assembléia Legislativa. “
Estamos perplexos e, a sociedade gaúcha, estarrecida com a ação dos réus. É preciso que haja uma rigorosa apuração dos fatos, com amplo direito de defesa, e que os culpados sejam exemplarmente punidos”, disse Lamachia. “
As verbas desviadas (cerca de R$ 44 milhões) para bolsos de particulares poderiam ter sido aplicadas em saúde e educação, por exemplo”, destacou o dirigente.
Claudio Lamachia frisou que a CPI do Detran está expondo as entranhas de um esquema de corrupção no Estado.
“As revelações demonstram que os envolvidos tinham trânsito livre em diferentes esferas do poder e agiam unicamente para satisfazer os seus interesses pessoais, sem se preocupar com o bem público”, afirmou. O dirigente reiterou que o país precisa de um “choque ético” para resguardar a confiabilidade das instituições.
“São tantas as denúncias de corrupção sem que sejam aplicadas as punições legalmente previstas que a população passa da perplexidade inicial para um descrédito permanente”, alertou.
Nota Oficial Em nota oficial publicada no site da entidade, Claudio Lamachia destaca que, “
diante da constatação de tantas evidências delituosas que ocupam a mídia local e nacional diariamente, não só a OAB, mas toda a comunidade gaúcha enfrenta com tristeza e perplexidade a prolongada busca da verdade e anseia pela exemplar punição de corruptos e corruptores”. A nota ressalta, ainda que, “
mesmo tendo que agir com severidade, parlamentares e autoridades não poderão perder de vista a importância de assegurar as garantias constitucionais dos indiciados e defensores, estes últimos investidos de prerrogativas profissionais e próprias da cidadania”.
Para conferir a íntegra da nota oficial publicada no site da OAB/RS,
clique aqui. Assessoria de Imprensa – OAB/RS
Carol Majewski – Jornalista / Assessor
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759