|   Jornal da Ordem Edição 4.329 - Editado em Porto Alegre em 28.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

07.12.11  |  Advocacia   

Com a presença da OAB/RS, subseção de Alvorada instala quatro Comissões

Durante o evento, advogados da Comarca foram empossados como membros das Comissões de Direitos Humanos (CDH); de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP); do Jovem Advogado (CEJA); e do Projeto OAB Vai à Escola.

O presidente da subseção de Alvorada, Alvides Benini, juntamente com o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, instalou, na noite desta terça-feira (06), as Comissões de Direitos Humanos (CDH); de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP); do Jovem Advogado (CEJA); e do Projeto OAB Vai à Escola.
 
O evento contou com a participação do coordenador-geral da CDH da OAB/RS, conselheiro seccional Ricardo Breier; da presidente da Comissão da Mulher Advogada (CEMA) e coordenadora estadual do OAB Vai à Escola, conselheira seccional Carmelina Mazzardo; do representante da CDAP da OAB/RS, Diego Martignoni; do prefeito de Alvorada, Carlos Brum; do representante da Câmara de Vereadores, professor Serginho; do representante da Brigada Militar, tenente coronel Rocha; e dos ex-presidentes da Ordem local, Engelberto João Rieger e Leandro Ronaldo Goularte.
 
Foram empossados pela CDH: Moisés de Oliveira Matusiak (coordenador), Andressa Motta Werlang, Jorge Carlos Mayer, Gilberto Cordeiro e Nilton Cesar Pauletti; pela CDAP: André Julio Han (coordenador), Rodrigo Dupont e Gilson Machado; pela CEJA: Jussana Colovini da Silva (coordenadora), Alexsandro de Lima Vieira e Ricardo Soares Machado; e pelo OAB Vai à Escola: Andressa Motta Werlang (coordenadora), Moisés de Oliveira Matusiak, Paulo Roberto Pessoa de Oliveira, Ricardo Soares Machado e Gilson Machado.
 
Em sua fala, Breier frisou que o objetivo da CDH é formar uma ampla rede pelo Estado. "Queremos atuar como se fôssemos uma única grande comissão, ramificada, mas integrada, com capacidade de receber denúncias de violações dos direitos humanos que ocorram em todo o Rio Grande do Sul", explicou.
 
Em nome da CDAP, Martignoni ressaltou o trabalho da entidade em defesa das prerrogativas. "É fundamental a criação da CDAP em Alvorada para fiscalizar o cumprimento dos direitos dos advogados, além de prestar auxílio aos profissionais. Em breve, a Caravana das Prerrogativas fará uma audiência pública com os profissionais da subseção", disse.
 
Por sua vez, Carmelina destacou que o OAB Vai à Escola já está presente em 56 subseções do Estado. "É um trabalho gratificante para os advogados que, por meio de palestras e orientações em escolas, podem contribuir para melhorar o futuro de crianças e adolescentes. Nossas lutas são em favor da cidadania, contra a violência da mulher, pela valorização dos professores e pela efetividade dos conselhos tutelares", afirmou.
 
No discurso, o presidente da OAB Alvorada declarou a importância de a entidade participar efetivamente da vida dos advogados das subseções. "Estamos comemorando hoje a instalação de quatro Comissões fundamentais, que serão braços da seccional na subseção. O povo de Alvorada já busca o apoio e a proteção da Ordem em diversas questões. Agora, a atuação da nossa entidade no município será ampliada", declarou.  Benini ainda saudou a OAB/RS por garantir 27 dias de férias para a classe em todo o RS: "Essa conquista é fruto do diálogo permanente com as instituições".
 
Ao parabenizar a subseção de Alvorada pelo exemplar trabalho de instalação de quatro Comissões, Lamachia lembrou o simbolismo do momento para a advocacia local. "Cada uma destas Comissões terá responsabilidade por ações da entidade em benefício da classe e da sociedade", pois, segundo ele, a Ordem é muito mais que uma entidade de classe, porque exerce papel fundamental em defesa da democracia e da cidadania. "O advogado é um guardião incondicional das liberdades, assim como dos direitos fundamentais do cidadão, que são assegurados pela Constituição Federal. Por isso, os advogados, como representantes da sociedade em juízo, devem dar o exemplo, devendo atuar com ética e integridade", registrou o presidente da OAB/RS.
 
Durante o evento, ainda, a advogada Andresa Gusati de Pellegrini prestou compromisso e recebeu a carteira de identidade profissional das mãos de Lamachia e Benini.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro