|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

14.03.23  |  Advocacia   

Com a presença do governador, do presidente da Assembleia e de lideranças do Poder Judiciário, OAB/RS realiza V Encontro Jurídico na Expodireto, o maior já realizado

“É com muita alegria que a OAB/RS realiza a quinta edição do Encontro Jurídico na Expodireto, com muitos advogados e advogadas qualificadas, com painéis e debates que farão a diferença, em termos de conhecimento, para a advocacia e para a sociedade.”

Foram essas as palavras do presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, na abertura do V Encontro Jurídico da OAB/RS, realizado durante o primeiro dia da Expodireto Cotrijal, no município de Não-Me-Toque. Nesta edição, considerada a maior já realizada pela Ordem gaúcha na feira, os painéis abordaram desde temas atuais acerca do Direito agrário e do agro até assuntos relacionados ao Direito ambiental.

Confira as fotos do evento no Flickr da OAB/RS

OAB/RS reúne governador, presidente da Assembleia, presidente do TJRS e lideranças

O evento contou com a presença de importantes representantes da sociedade gaúcha e mostrou a relevância do encontro promovido pela OAB/RS. O governador do estado, Eduardo Leite, a presidente do Tribunal de Justiça do RS, Iris Helena Medeiros Nogueira, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS, Francisco Moesch, participaram. Além deles, a ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil entre 2019 e 2022 e atual senadora, Tereza Cristina, realizou uma palestra. A Assembleia Legislativa foi representada por seu presidente, o deputado Vilmar Zanchin. O presidente da Expodireto Cotrijal, Nei Mânica, também esteve presente.

Comissões do Direito Agrário, Direito Ambiental, Jovem Advocacia e Mulher Advogada participam

Durante sua manifestação, o presidente da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB/RS, Antonio Zanette, parabenizou a diretoria da Ordem gaúcha pela realização do evento. “Nossa entidade está aqui, proporcionando o debate de questões que impactam o dia a dia da advocacia e do agro. E a presença da Ordem gaúcha na Expodireto Cotrijal é um grande exemplo da importância que a nossa entidade dá ao assunto”, lembrou.

O presidente da subseção de Não-Me-Toque, Jonas Ercego, destacou a contribuição do evento para a advocacia e para a sociedade. “O agro é um segmento muito importante da nossa economia. Hoje tivemos várias autoridades aqui, além de ótimos painelistas, que acrescentaram muito aos trabalhos”, disse.

Tereza Cristina lembrou dos desafios do agro. “Frequentemente nos deparamos com estiagem, enchentes e outros fenômenos da natureza. Porém, sempre com muito trabalho, conseguimos superar as adversidades e obter sucesso. Tenho certeza que o agro continuará batendo todos os recordes”, disse.

Leite ressaltou que o Palácio Piratini está “aberto e disposto a um diálogo com essa entidade tão importante que é a OAB/RS”, saudando a iniciativa do evento durante a Expodireto Cotrijal.

Painéis

No primeiro painel do dia, promovido com o auxílio da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS (CDA), foram debatidas questões referentes a temas atuais do Direito agrário, do agro e do Direito ambiental. A relação do Direito ambiental com as demais áreas do Direito foi um dos tópicos abordados pelos painelistas.

Na sequência, foi realizado o painel “A presença da mulher no agro”, promovido pela Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS (CMA), que debateu temas relacionados à atuação das mulheres no segmento.

Programa Primeiros Passos

Já durante o painel “Apoiar no Presente e Projetar no Futuro”, a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/RS (CJA), Bruna Razera, apresentou o Programa Primeiros Passos (PPP), iniciativa da Ordem gaúcha destinada ao suporte e aperfeiçoamento dos jovens advogados do estado.

Para Bruna Razera, a OAB/RS tem “um olhar preocupado e atento” à jovem advocacia. “Dar esse espaço para que a gente esteja aqui, falando do PPP e ocupando esses espaços de debate e conhecimento, é fortalecer os jovens advogados dentro da OAB do Rio Grande do Sul para que eles, na sequência, entreguem à sociedade um serviço de excelência”, lembrou.

Encerramento

Encerrando as atividades do V Encontro Jurídico, foi realizado o painel “O crédito agrícola no atual cenário do agro – um debate multidisciplinar”, finalizando oficialmente as atividades do evento organizado pela OAB do Rio Grande do Sul.

Ao final dos trabalhos, o presidente da OAB do Rio Grande do Sul fez um balanço do evento, agradecendo todos os envolvidos. “Tivemos palestras brilhantes ao longo do dia, que coroaram um belo trabalho durante o V Encontro Jurídico na Expodireto. Certamente, com o trabalho árduo de todos nós, no ano que vem teremos um evento ainda maior”, finalizou Lamachia.

Presenças

Ao longo do dia, também acompanharam membros das diretorias das subseções da região e também de outros locais do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, conselheiros estaduais e subseccionais, profissionais ligados ao agro, representantes da Universidade de Passo Fundo e advogados e advogadas de diversas cidades.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro