|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.04.10  |  Advocacia   

Portal do Advogado permite acesso pleno dos profissionais à movimentação de processos criminais e em segredo de Justiça

A OAB/RS garantiu junto ao TJRS a solução para o problema dos advogados em acessar processos criminais e em segredo de Justiça, entre outros, pelo site do TJRS, através do uso de senha pessoal.

Integrada entre as Comarcas de todo o Estado, a consulta processual integral está disponível pelo link Portal do Advogado. Para acessar os autos criminais, em segredo de Justiça e todos os demais processos sob sua responsabilidade, o advogado deve possuir a Certificação Digital da OAB/RS e cadastrar-se no link Portal do Advogado, onde receberá uma senha pessoal e intransferível.

“Sempre que o advogado entrar no Portal com sua Certificação Digital deverá utilizar a mesma senha, cadastrada anteriormente. Dessa forma, o profissional terá acesso integral aos processos em todas as Comarcas do Estado, sem a necessidade de buscar em cada uma delas”, explicou o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia. Segundo o dirigente, “existe a possibilidade dos profissionais pesquisarem os autos por ordem alfabética das Comarcas ou das partes ou, ainda, pela data da última movimentação processual”.

Conforme Lamachia, os serviços on-line, no entanto, estão em permanente desenvolvimento e suas funções serão progressivamente complementadas com acompanhamento da OAB/RS, através de sugestões da entidade e da classe.

Reivindicação da Ordem

A implantação da medida foi buscada, de forma incessante, pela OAB/RS junto a presidência do TJRS e a Corregedoria-Geral de Justiça, desde que o problema surgiu entre a classe.

Em outubro de 2008, a OAB/RS manifestou preocupação com as dificuldades no acesso a processos criminais. Em junho de 2009, durante reunião com a Corregedoria-Geral de Justiça, o assunto foi novamente abordado pela Comissão de Acesso à Justiça da entidade. No mês seguinte, Lamachia requereu providências para o acesso aos autos criminais. Em novembro, a Ordem gaúcha reiterou a necessidade urgente de uma solução para a questão.

Acesse o Portal do Advogado, clicando aqui.


10.07.09 OAB/RS busca solução para consultas de processos da área criminal

29.06.09 OAB/RS busca implementação de melhorias profissionais junto à Corregedoria-Geral de Justiça

16.06.09 Após levantamento apresentado pela OAB/RS, juízes-corregedores tomam medidas para regularizar a pronta disponibilização integral dos despachos na Internet‪

20.10.08 OAB/RS manifesta preocupação quanto as dificuldades no acesso a processos criminais

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro