|   Jornal da Ordem Edição 4.432 - Editado em Porto Alegre em 25.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

18.06.08  |  Diversos   

Portadora de doença mental garante direito à aposentadoria por invalidez

A 1ª Turma do TRF1 estabeleceu que é devida a aposentadoria por invalidez a uma segurada da previdência social portadora de doença mental irreversível. Esta deverá ser paga desde a cessação do auxílio-doença, anteriormente deferido. A autora pediu que fosse concedido o beneficio da aposentadoria assim que findada a última prestação do auxílio-doença a qual fazia jus. 

O juiz Federal Itelmar Raydan Evangelista destacou que não se questiona o surgimento da doença tendo em vista o auxílio-doença ter sido outrora concedido. "Importa de pronto a questão se a incapacidade da autora é permanente para o trabalho, para que lhe seja garantido o direito à aposentadoria por invalidez" salientou o magistrado.

Esta foi comprovada mediante laudo pericial oficial, que a considerou como portadora de doença mental irreversível e epilepsia. Segundo completou o magistrado, está comprovada a impossibilidade de reabilitação da segurada para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, não restando, portanto, dúvida quanto ao direito da autora ao beneficio pleiteado. (Apelação Cível 2007.01.99.034526-2/MG).



............
Fonte: TRF1

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro