|   Jornal da Ordem Edição 4.321 - Editado em Porto Alegre em 18.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

27.10.10  |  Consumidor   

Plano de saúde que negou cirurgia deverá pagar indenização

Uma rede de plano de saúde terá que pagar indenização por danos morais, no valor de R$ 10 mil, por ter negado o custeio, para uma então segurada, de um procedimento cirúrgico de urgência. A rede ainda foi condenada por não ter autorizado o exame de ressonância magnética.

Os advogados do plano moveram o recurso de Apelação Cível junto ao TJRN, mas os desembargadores mantiveram a sentença original, dada pela 14ª Vara Cível da Comarca de Natal.
Os desembargadores ressaltaram que o parecer médico, incluído nos autos, afirma que a paciente, portadora de osteoporose, sofreu fraturas vertebrais em quatro segmentos. Os autos ainda advertiram que era necessário realizar uma cirurgia para o reforço da estrutura óssea com cimento ósseo através do procedimento da cifoplastia e que, por estar o quadro clínico da paciente demasiadamente agravado, ela deveria ser submetida à cirurgia o mais urgente possível.

A decisão também ressaltou que a relação contratual em demanda trata-se de uma relação de consumo devidamente regulamentada pela Lei nº 8.078/90, do CDC.

Por essa razão, a determinação destacou que os Tribunais brasileiros têm decidido que as cláusulas contratuais insertas em planos de saúde, com o objetivo de restringir procedimentos médicos, por serem abusivas, revestem-se de nulidade. Isto porque contrariam a boa-fé do consumidor, vedando-lhe a realização da expectativa legítima da prestação dos serviços almejados, o que implica em flagrante desequilíbrio contratual.(Recurso n° 2010.008210-6)



..................
Fonte: TJRN

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro