Tradição, legado e memória marcaram a apresentação do Projeto Cultural produzido pelo Piquete da OAB/RS. Na quarta-feira (10), a Ordem gaúcha prestou seu tributo ao patrono do Acampamento Farroupilha 2025, Darcy Fagundes, ator, poeta, declamador e apresentador de rádio. A performance ocorreu no Piquete da OAB/RS, seguindo o tema dos Festejos Farroupilhas de 2025 “O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”.
Para a secretária-geral adjunta da OAB/RS e patrona do Piquete, Regina Soares, a proposta deste ano cumpre com sensibilidade o papel de reviver a importância do rádio no imaginário coletivo gaúcho. “Trazer o rádio para a era da modernidade foi um desafio, mas conseguimos mostrar o que foi o Grande Rodeio Coringa e a contribuição desse equipamento de comunicação para a época de ouro. Fizemos com que isso viesse à tona pela arte, da declamação das nossas prendas, da música e de todo o repertório histórico que foi apresentado pelos membros da patronagem”, disse.
O conselheiro estadual da OAB/RS e patrono do Piquete, Ricardo Vogt, ressaltou o papel significativo de Darcy Fagundes para o rádio gaúcho. “Nos anos 1950, na época do Rodeio, era tradição ficar em volta do rádio, tanto na capital como no interior. Por isso, o Darcy foi muito influente naquele tempo e revolucionou o rádio. Ele conseguiu levar a cultura gaúcha para dentro das casas, e relembrar isso hoje é muito importante para manter viva parte da nossa identidade”, finalizou.
Para mais informações sobre a programação do Piquete da OAB/RS, acesse aqui.
Fonte: OAB/RS