|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

22.02.10  |  Advocacia   

Piquete da OAB/RS e demais integrantes da Cavalgada do Mar partem de Palmares do Sul rumo a Torres

Com a presença do presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, os cavalarianos do Piquete da Ordem gaúcha deram início, neste sábado, à 26ª Cavalgada do Mar, juntamente com outros tradicionalistas, e sob a liderança do comandante do evento, Vilmar Romera. À frente do Piquete da entidade, está o patrão Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, conselheiro seccional e coordenador das subseções.

Lamachia participou do evento – considerado o maior de homens a cavalo do mundo – pelo segundo ano consecutivo. Na abertura oficial, realizada em Bacupari, próximo a Palmares do Sul, diversas autoridades estiveram presentes, entre elas a governadora do Estado, Yeda Crusius.

“É um orgulho para a OAB/RS fazer parte deste grupo, que honra as tradições do Rio Grande do Sul, e o faz por meio da paixão pelo cavalo, um dos símbolos do nosso Estado”, define Lamachia.

Antes de iniciar a Cavalgada, uma concentração foi realizada às margens da RST-101. Na manhã de sábado, os cavalarianos partiram em direção a Dunas Altas, local da primeira parada do percurso. O trajeto à beira-mar percorrerá 240 quilômetros até o sábado (27), quando chegará a Torres, seu destino final.

Em Palmares do Sul, os cavalarianos da OAB/RS foram  recebidos pelo delegado da Comarca de Mostardas, Edgar Adolfo Matins Salgado, e pela vice-coordenadora do Piquete Anita Garibaldi, advogada Ana Maria Terra Peres. Nesta edição, o evento irá homenagear o Piquete, formado exclusivamente por amazonas de diferentes cidades do Estado. Liderado por Elma Sant’ana, tem entre as componentes a diretora da Escola Nacional da Advocacia – ENA, Tânia Reckziegel, que participa da Cavalgada.

Nesta segunda-feira, os cavaleiros partem de Cidreira rumo a Tramandaí.  Na terça e quarta, estarão em Imbé, onde haverá shows e rodeio. 

Na cidade, também haverá a tradicional confraternização com presidentes de subseções e advogados, para a qual já estão confirmadas as presenças das subseções de Guaíba, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão. Depois, o piquete segue para  Capão da Canoa, onde será recebido. 

“A OAB/RS participará, pela 12ª vez, desse evento que representa a integração dos gaúchos com a sua história”, destacou o patrão do Piquete da OAB/RS, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer. Durante o trajeto, a estrutura do piquete conta também com uma equipe de apoio.

Um dos que acompanham esta edição da Cavalgada do Mar é João Carlos Pereira, 68 anos. Diferentemente da maioria, ele irá percorrer o percurso até Torres correndo, sem cavalo. Atleta de maratonas e provas de longa duração, ele diz participar da Cavalgada há 15 anos. “Este ano, pelo que vi, sou o único correndo, mas em outras vezes já tive gente me acompanhando”, garante.

O Piquete da OAB/RS é composto por cerca de 50 advogados, que se reúnem periodicamente no Galpão Leopoldo Rassier da Ordem gaúcha. Os interessados em integrar o Piquete da OAB/RS ou participar da Cavalgada do Mar podem entrar em contato pelos telefones (51) 9701-2227 (Luiz Eduardo Amaro Pellizzer) e (51) 8184-5335 (Sandro).

Realizada pela primeira vez em 1984 com 76 cavaleiros, a Cavalgada do Mar reúne, nesta edição, cerca de 3 mil cavalarianos.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro