|   Jornal da Ordem Edição 4.329 - Editado em Porto Alegre em 28.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.12.15  |  Advocacia   

Pesquisas comprovam credibilidade da OAB junto a cidadania

Estudos do Instituto Datafolha em 2014 e 2015, realizadas em mais de 130 municípios e com mais de 2.000 pessoas, mostrou que a população tem grande confiança na entidade.

A Ordem dos Advogados do Brasil é uma das instituições que mais inspiram confiança dos cidadãos. Pesquisas do Instituto Datafolha nos últimos anos comprovam o lugar de destaque da OAB entre os cidadãos, que confiam no trabalho de 85 anos da entidade, levado à frente pela atual gestão da entidade.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, frisou que a atuação da entidade, em mais de oito décadas, sempre foi pautada pelo aprimoramento das instituições democráticas e pela defesa do Estado de Direito. “A diretoria da atual gestão, como voz constitucional do cidadão, não agiu em nome de partidos políticos ou agentes governamentais, mas somente baseados no melhor para o País”, afirmou Marcus Vinicius.

Segundo o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destacou que as pesquisas são o reconhecimento às ações da entidade. “A Ordem tem uma história de lutas em defesa do Estado Democrático de Direito, da Constituição, das liberdades e da cidadania. A sociedade conhece nossa trajetória e acredita que o OAB é o porto seguro dos seus direitos”, assegurou Lamachia.

Na avaliação do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, os resultados demonstram confiança nas ações da entidade em defesa da advocacia e da cidadania. “Exercemos um papel, assegurado pela Constituição Federal, de zelo das instituições, do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e da administração da Justiça, sem esquecer das prerrogativas da advocacia, que são, na verdade, da própria cidadania”, frisou Bertoluci.

Números

Pesquisas do Instituto Datafolha em 2014 e 2015, realizadas em mais de 130 municípios e com mais de 2.000 pessoas, mostrou que a população tem grande confiança na OAB. Entre 14 instituições, a Ordem dos Advogados do Brasil fica atrás apenas das Forças Armadas.

Os números mostram que a OAB está à frente da Igreja Católica, da Polícia Federal e do Poder Judiciário, entre outros. Em 2014, entre os entrevistados que conhecem a instituição, o índice de confiança foi de 72%, o mais alto entre todos. Em 2015, a Ordem manteve o patamar de aceitação. Nos dois anos, os partidos políticos foram os mais mal avaliados.

Pesquisa aponta OAB como 2ª instituição com maior credibilidade entre os brasileiros

Pesquisa aponta confiança de 91,79% na OAB e 72,29% nos advogados

Fonte: OAB/RS

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro