|   Jornal da Ordem Edição 4.325 - Editado em Porto Alegre em 24.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

30.10.12  |  Diversos   

Penitenciária é parcialmente interditada

Casa prisional despeja dejetos a céu aberto e de forma inadequada; medida também foi motivada pela notícia de que mais 500 apenados seriam transferidos ao local.

A interdição parcial da Penitenciária Modulada de Montenegro foi determinada. Com a decisão da juíza Deise Fabiana Lange Vicente, da Comarca de Montenegro, fica proibido o ingresso de novos presos no local, até que o Estado do Rio Grande do Sul comprove a conclusão das obras de reestruturação do sistema de esgoto.

Depois de o MP ingressar com ação civil pública, em decorrência dos problemas no tratamento de esgoto, ainda no ano de 2007, foi realizado acordo judicial, em 2010, no qual o governo estadual se comprometeu a realizar as obras necessárias. No entanto, o prazo de conclusão se encerrou em agosto de 2011, e a obra ainda está em fase de licitação.

Relatório elaborado pela Polícia Ambiental, que acompanhou a situação do local desde agosto de 2012, constatou que o sistema não está funcionamento adequadamente, pois, mesmo já tratado, é lançado ao corpo receptor fora dos padrões estabelecidos. Além disso foi verificado vazamento de esgoto a céu aberto, diretamente ao solo, sem nenhum tratamento, sendo direcionado a córrego que desemboca no Rio Caí.

Diante do pedido a magistrada analisou que a situação é semelhante à de cinco anos atrás. Salientou que o local não possui esgoto adequado, sendo despejados efluentes com índice de coliformes fecais acima dos limites, bem como lançamento de dejetos, sem qualquer tratamento, em córrego que desemboca no Rio Caí. A julgadora salientou ainda a urgência da medida, diante da notícia de que mais 500 apenados serão transferidos para o local. Salientou que a casa, projetada para receber 479 pessoas, já opera com 1.160 presos. A interdição deverá permanecer até que o novo sistema esteja em funcionamento de forma eficiente, de acordo com a legislação ambiental, e sem vazamentos.

O número do processo não foi informado pelo Tribunal.

Fonte: TJRS

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro