|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

26.07.10  |  Trabalhista   

Pedido de reintegração de ex-empregado acusado de corrupção é negado

O mandado de segurança impetrado pela defesa de um ex-funcionário da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), demitido sob a acusação de recebimento de propina, foi negado. O ex-empregado é acusado de receber mensalmente R$ 3 mil de um grupo que negociava eletricidade em Rondônia.

O acusado foi apontado pela Operação Abate, da Polícia Federal, que investigava uma quadrilha especializada em liberar alimentos impróprios para o consumo em Rondônia. O mesmo grupo fazia negociações de pacotes de energia elétrica de modo irregular, com a suposta conivência do réu. Em 09 de abril deste ano, o empregado foi demitido.

A defesa do réu entrou com o mandado de segurança no STJ, alegando não haver prova de sua participação nos atos ilegais. Afirmou que as supostas provas foram obtidas pela Polícia Federal em um caso sem qualquer conexão com o acusado. A defesa disse, ainda, que o relatório da comissão que demitiu o ex-funcionário seria incongruente com a suposta acusação, e que haveria periculum in mora (perigo em caso de demora), já que ele estaria desempregado. Finalmente, a defesa pediu que ele fosse reintegrado à Aneel até o julgamento definitivo do mérito do processo.

Na sua decisão, o ministro Asfor Rocha afirmou não haver fumus boni juris (aparência, fumaça do bom direito) na questão. Não haveria ainda nenhuma aparente irregularidade na demissão do servidor pela Aneel. Além disso, o magistrado considerou que o pedido do réu se confundiria com o próprio mérito do processo. Com essas considerações, negou o pedido. (MS 15411)



...............
Fonte: STJ

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro