|   Jornal da Ordem Edição 4.292 - Editado em Porto Alegre em 07.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.12.09  |  Advocacia   

Parlatórios e sala da OAB na Penitenciária Madre Pelletier serão inaugurados nesta terça-feira (08)

A Ordem gaúcha inaugura nesta terça-feira (08), às 17h, os novos parlatórios e a sala dos advogados na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, com a presença do presidente da entidade, Claudio Lamachia. Também estarão presentes o coordenador das Salas da OAB nos Foros da Capital, conselheiro seccional Domingos Baldini Martin; o coordenador da Sala da OAB do Presídio Central, Mateus Marques; além de representantes da diretoria da Susepe e da Penitenciária Madre Pelletier.

Viabilizadas pela OAB/RS junto à Susepe, as obras de reforma dos parlatórios e a construção de um espaço próprio para a classe no presídio foram iniciadas na primeira quinzena de setembro, sendo concluídas no final de outubro, antes do prazo de 60 dias.

O presidente da Ordem gaúcha destaca a importância de mais uma conquista para as prerrogativas da classe e para a atuação digna dos advogados nos presídios. “A construção da sala da OAB no local e a reforma dos parlatórios, dando privacidade ao advogado no atendimento de seu cliente, visa a oferecer as condições básicas para o exercício profissional do advogado no seu dia-a-dia, podendo ele trabalhar com decência e sem exposição”, afirmou Lamachia.

Segundo o dirigente da OAB/RS, a entidade tem sido protagonista em ações para a melhoria das condições de atuação dos advogados nos presídios do Estado. “Foi assim na reforma, ampliação e melhorias na sala da OAB e dos parlatórios no Presídio Central, na luta contra a restrição da Susepe das visitas dos profissionais aos seus clientes, na defesa das prerrogativas da classe, e nas denúncias de desrespeito aos direitos humanos nas penitenciárias do RS e no Instituto Psiquiátrico Forense”, indicou Lamachia.

Nova estrutura

A estrutura no local não oferecia privacidade para conversas entre advogados e clientes. O novo espaço foi dividido em duas cabines, com parede até o teto e portas maciças envidraçadas no meio e presas com pino, por questões de segurança.

De acordo com Marques, o parlatório maior, seguindo as normas de acessibilidade, tanto para o advogado como para o preso, terá apenas uma poltrona, para que o cadeirante possa movimentar-se com praticidade.

Já o espaço criado exclusivamente para os advogados possui banheiro próprio e entrada individual pela recepção do presídio. A sala da OAB/RS oferece condições adequadas para o trabalho dos profissionais, seguindo o modelo do espaço da classe no Presídio Central, com computadores, acesso à internet e linha telefônica.




27.10.09 Ordem gaúcha vistoria obras dos parlatórios e da sala dos advogados no Presídio Madre Pelletier

10.09.09 Iniciam as obras de construção da sala da OAB/RS e a reforma dos parlatórios no Madre Pelletier

09.04.09 “Sala da OAB/RS no Presídio Central é destaque entre advogados”, afirma advogado criminalista

31.03.09 Sala da OAB/RS e reforma dos parlatórios do Madre Pelletier são viabilizadas

30.03.09 OAB/RS, em reunião com a Susepe, busca viabilizar sala dos advogados no Madre Pelletier

16.01.09 OAB/RS realiza inspeção na Penitenciária Madre Pelletier e requer espaço para instalação de sala para os advogados

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro