Afirmação foi feita na tarde desta quinta-feira (17), na solenidade de assinatura do convênio entre a OAB/RS e o Tribunal para o encaminhamento de conflitos para resolução junto à Casa de Mediação da Ordem gaúcha.
No início deste mês, pela segunda vez consecutiva, o TJRS foi considerado o mais produtivo do País, a partir de dados colhidos junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A pesquisa, desenvolvida pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, refere-se ao ano-base de 2012, apontando que o Tribunal gaúcho obteve a pontuação 60,5 (numa escala de zero a 100, onde, quanto mais desenvolvida e eficiente a Justiça, mais próximo de 100 é seu indicador).
Na solenidade de assinatura do convênio entre a OAB/RS e o TJRS para o encaminhamento de conflitos para resolução junto à Casa de Mediação da Ordem gaúcha, o presidente do Tribunal, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, creditou parte deste resultado ao trabalho da advocacia gaúcha. "O desempenho do Judiciário do RS não teria o mesmo resultado se não tivéssemos a advocacia que temos, não seríamos o Judiciário que somos!", assegurou o dirigente.
Aquino também reconheceu o trabalho desenvolvido pela OAB/RS, de forma permanente, pela qualificação da prestação jurisdicional. Segundo o dirigente, foram fundamentais as ações da entidade para a agilização da Justiça, como a gestão dos precatórios, o atendimento telefônico nos cartórios independentemente do horário e o agendamento da sustentação oral pela internet, que já está sendo implementado, entre outros serviços. "A Ordem gaúcha nos orgulha com sua visão de justiça pública, pois não vejo a OAB apenas como uma entidade de classe, e, sim, como partícipe da administração do Judiciário", considerou o presidente do TJRS.
Conforme o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, desde 2007, a Ordem gaúcha partiu do confronto e foi para o encontro. "De forma conjunta, conquistamos muitos avanços para a advocacia e a cidadania, como o horário de atendimento exclusivo para os advogados e estagiários nos Foros, o serviço de drive-thru, as férias forenses para os advogados no âmbito da Justiça estadual, entre outras", lembrou o dirigente.
O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, também destacou a importância do diálogo institucional nos últimos anos. "Nós, integramos instituições formadas por pessoas para as pessoas, trabalhamos em parceria, em pautas corporativas e da cidadania. Temos a convicção que esse foi, e, é o caminho para construir soluções e alternativas duradouras para todos os agentes da cena processual", afirmou Bertoluci.
Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759