|   Jornal da Ordem Edição 4.326 - Editado em Porto Alegre em 25.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

07.02.13  |  Diversos   

Para OAB/RS, procuradores municipais têm direito a honorários sucumbenciais

Entidade ingressará como assistente em um processo que trata sobre a titularidade dos honorários, promovido pela Associação dos Procuradores do município de Gravataí.

A OAB/RS, por meio da Comissão de Defesa Assistência e Prerrogativas (CDAP), irá atuar como assistente em um processo promovido pela Associação dos Procuradores do município de Gravataí que trata sobre a titularidade dos honorários de sucumbência dos procuradores do município.

A ação de nº 015/1.120013325-2 tem por objetivo obter do Poder Judiciário uma tutela declaratória, no sentido de que as verbas sucumbenciais pagas nos processos em que figura como parte o município de Gravataí, pertençam aos procuradores e não ao Município. Atualmente não há legislação municipal regulamentando a matéria.

Conforme o relator do processo, Eduardo Zaffari, a OAB/RS deve intervir na ação, pois tratam-se de honorários sucumbenciais dos advogados públicos. "O Estatuto da OAB prevê que os honorários de sucumbência pertencem ao advogado podendo requerer que o precatório, quando necessário, seja expedido em seu favor", declarou.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, destaca que no entendimento da Ordem, o direito aos honorários advocatícios é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos advogados, sejam eles públicos ou privados. "Os honorários são verbas alimentares para os advogados, assim como são os salários dos trabalhadores e quando não são respeitados, há uma ofensa às prerrogativas profissionais."

A CDAP, que tem como função principal defender e prestar assistência aos advogados da OAB/RS, não suspendeu suas atividades durante o período de recesso forense, mantendo suas sessões de forma ininterrupta.

Acompanharam a sessão da CDAP, a Presidente e a Vice-Presidente da Comissão Permanente da Advocacia Pública, respectivamente, Fabiana da Cunha Barth e Cristiane Nery.

Liziane Lima
Jornalista - MTB 14.717

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro