A adolescente transferiu R$ 78 mil da conta de clientes para sua conta pessoal.
A Justiça condenou os pais de uma adolescente a devolver ao Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) a quantia de R$ 78 mil, furtada pela jovem durante estágio. A decisão é do TJSC.
Após inspeção, o banco tomou conhecimento de que a jovem, à época estagiária de uma agência bancária em um município situado na região do Rio Itajaí-Açú, transferia dinheiro de clientes para a sua conta pessoal. Além disso, a moça cometeu o mesmo ato ilícito em uma agência de outro município.
Em contestação, os pais afirmaram que o coordenador do estabelecimento bancário onde a menor trabalhava deu a senha a ela, inclusive, lhe ensinou a mexer no sistema. Argumentaram que o banco era o culpado pelo ocorrido, já que não teve o cuidado necessário. Em depoimento, a estagiária confessou o crime; disse que usou o dinheiro para pagar contas de amigas e comprar roupas e comida. O coordenador da agência, por sua vez, afirmou que nunca passou sua senha de acesso ao sistema para ninguém.
De acordo com o relator da matéria, desembargador Saul Steil, destacou que "a ré era, à época, estudante da 3ª série do Ensino Médio, sendo certo que tinha plena ciência das irregularidades que cometia, sobretudo, porque passou a agir não só dentro do estabelecimento onde prestava serviços, mas também fora do expediente, inclusive em dia de sábado e em outra agência". Concluiu que, enquanto outros jovens, honrados e corretos, lutam para terem chance de um primeiro emprego, a jovem desonesta não soube aproveitar a oportunidade.
Fonte: TJSC
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759