|   Jornal da Ordem Edição 4.334 - Editado em Porto Alegre em 05.07.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

01.08.14  |  Diversos   

Paciente não recebe indenização por laqueadura não realizada

A mulher não conseguiu provar que havia feito o pedido formal da esterilização ao médico e ao hospital.

Uma mulher não terá direito a indenização nem a pensão mensal pelo nascimento de uma filha não planejada, em decorrência de uma cirurgia de laqueadura não realizada. A decisão é da desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis do TJGO. Ao dar a luz à segunda filha, a mulher queria fazer a ligação de trompas uterinas, para evitar uma nova gestação. Contudo, o procedimento não foi feito e ela engravidou, novamente, quatro meses depois do parto. Para a magistrada, a paciente não conseguiu provar que havia feito o pedido formal da esterilização ao médico e ao hospital.

No entendimento da desembargadora, cabe "ao paciente demonstrar que o resultado danoso teve por causa a negligência, imprudência ou imperícia do profissional", o que não ficou claro no caso em questão. "Apesar do susto inicial e da preocupação da mulher em reorganizar a vida para a vinda da terceira filha, a sua gravidez, mesmo não planejada, não enseja a compensação moral".

Consta dos autos que a paciente disse ter requisitado a cirurgia e, inclusive, acreditava que o procedimento havia sido realizado após o segundo parto, razão pela qual alegou não ter usado outros métodos contraceptivos. Contudo, o médico e o hospital Materno Infantil alegaram que a mulher foi apenas informada sobre a laqueadura, assinando um termo de informação, que versava sobre o método não ser 100% eficaz, principalmente nos primeiros meses. Além disso, no prontuário médico da internação para o parto, não há nenhuma nota sobre a suposta cirurgia.

O número do processo não foi divulgado.

Fonte: TJGO



Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro