|   Jornal da Ordem Edição 4.326 - Editado em Porto Alegre em 25.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
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NOTÍCIA

10.04.13  |  Advocacia   

Ordem gaúcha reúne Comissões para qualificar as ações da gestão

Bertoluci salientou a necessidade de otimizar as ações das Comissões, uma vez que estas são instrumentos fundamentais da relação da instituição OAB com a advocacia e a cidadania.

Na presença numerosa de presidentes e vice-presidentes das Comissões da OAB/RS, o presidente da entidade, Marcelo Bertoluci, reuniu-se, juntamente com os demais membros da diretoria, para debater o trabalho e a atuação das Comissões, visando qualificar e valorizar as atividades dos grupos.

Também integraram a mesa diretiva o secretário-geral, Ricardo Breier; a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; e o coordenador-geral das Comissões da OAB/RS, conselheiro seccional Armando Perin.

Na abertura da reunião, Bertoluci salientou a necessidade de otimizar as ações das Comissões, uma vez que estas são instrumentos fundamentais da relação da instituição OAB com a advocacia e a cidadania: "O objetivo de criar uma coordenadoria executiva das Comissões, é, exatamente, para que possamos melhorar cada vez mais o trabalho e a atuação das Comissões, que são importantíssimas para a entidade". Bertoluci reafirmou ainda o propósito da diretoria em atingir uma das suas principais metas, que é a de aprimorar os conceitos de gestão. "Precisamos perseguir de forma incessante a qualidade dos nossos serviços e atividades. Esse é um dos nossos principais desafios: a instituição de uma nova cultura, fundamentada no aperfeiçoamento em cada uma das nossas ações", afirmou.

Em seguida, Schuh apresentou o funcionamento do setor financeiro da entidade, no intuito de esclarecer a importância do planejamento das ações das Comissões. "É fundamental que as ações sejam planejadas e os trabalhos alinhados, para que possamos avançar diante dos desafios que temos e que são muitos, especialmente sob o ponto de vista econômico", declarou.

O secretário-geral, Ricardo Breier, destacou a figura do coordenador das Comissões como o balizador das relações entre a seccional e as Comissões, qualificando a administração destes grupos e fortalecendo a comunicação entre as duas partes. "Com o aprimoramento desta relação, o quadro institucional da OAB estará ainda mais fortalecido e na direção do planejamento e na busca de resultados", registrou.

Perin expôs aos presentes as principais medidas pretendidas para o trabalho das Comissões. Conforme o dirigente, a coordenação fará um acompanhamento para que as comissões possam realizar suas prestações de contas ao Conselho Pleno. Também deverá intermediar a relação das Comissões com o Conselho e com a ESA. Perin também falou sobre a construção da memória das Comissões, como método de registro de todas as ações desenvolvidas por cada grupo. Foi tratada também a elaboração de um regimento interno, que regulamentará a criação de novos grupos; bem como a instituição de atas das reuniões e de relatórios de atividades.

"O trabalho que os dirigentes, diretores, conselheiros e demais membros da OAB é voluntário, mas isso não significa ser descompromissado. Não temos a obrigação de criarmos comissões, mas uma vez criadas, temos a obrigação de retornar em trabalhos de valor para a advocacia e para a cidadania", observou Perin.

O dirigente falou ainda sobre a fixação de um calendário de reuniões e do planejamento do trabalho das Comissões para a gestão 2013/2015, e não apenas para o ano vigente.

Em seguida, os participantes puderam se manifestar e apresentar pleitos, sugestões e apresentar propostas.

Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

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