|   Jornal da Ordem Edição 4.434 - Editado em Porto Alegre em 27.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.05.09  |  Advocacia   

Ordem gaúcha mobilizada no combate ao crack

A Ordem gaúcha, cumprindo um papel social em defesa da cidadania, vem tratando da problemática em torno da questão do avanço do crack no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (28), o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, durante o Painel RBS, e o coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos da entidade, Ricardo Breier, em audiência na Assembleia Legislativa, abordaram o avanço da droga, que está destruindo a vida de milhares de pessoas e alarmando a sociedade.

“A presença da família é fundamental”, afirma Lamachia

Durante o Painel RBS, que abordou o problema do crack, Lamachia enfatizou a importância da família e da informação para combater o avanço do crack na sociedade, tendo em vista “que a droga já pode ser considerada uma epidemia devido aos seus números”.

“A presença da família nos lares, buscando acompanhar seus filhos em todos os aspetos de sua vida, é fundamental e ajuda a evitar que eles sejam vítimas desta chaga social”, acrescentou.

Lamachia apontou que a descentralização da venda da droga é outro problema. “O crack rompe, inclusive, com o conceito de tráfico de drogas, pois, por ter um custo relativamente baixo, permite a proliferação de microtraficantes, contribuindo para dificultar o foco de ação para a repressão sobre a venda da droga”, salientou.

Para Lamachia, somente a prisão dos viciados não adianta, pois os presídios não têm mais a função original de ressocializar o apenado. “É preciso que o Estado contribua com clínicas de reabilitação que realmente funcionem”, afirmou.

OAB Vai à Escola abordará o crack

Abordando o papel social da OAB/RS, o presidente da entidade destacou o projeto OAB Vai à Escola, no qual são realizadas palestras sobre diversos temas dentro do contexto de cidadania. O projeto também enfatizará a questão do problema do crack, engajando-se na campanha em favor da conscientização da sociedade quanto ao problema da droga.

“O perigo do crack e do uso de drogas em geral será uma das questões abordadas pelos advogados de diversas comissões da Ordem gaúcha junto aos estudantes, crianças e jovens, em escolas estaduais e municipais”, explicou Lamachia.

“O consumo do crack é um mal que atinge cerca de 55 mil pessoas no Estado”, ressalta Breier

Pela manhã, ao debater no Comitê de Luta contra o Crack, da Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, Breier afirmou que a Ordem gaúcha integra o grupo, pois percebe a relevância do tema: “O consumo do crack é um mal que atinge cerca de 55 mil pessoas no Estado. Por esse motivo, a entidade compreende a responsabilidade em contribuir de forma ativa na ação de luta contra esse mal”.

De acordo com o coordenador-geral da comissão, as escolas possuem potencial de ajudar quanto à questão da vulnerabilidade de relação com os jovens, que são os mais suscetíveis à drogatização. Lembrou, ainda, projetos da entidade que promovem a inclusão social e o diálogo com os estudantes menos privilegiados financeiramente, como o “OAB Vai à Escola”.

“A seccional vem gerando ações que integram a comunidade carente, tentando evitar as calamidades que atingem não apenas aos usuários, mas a todos aqueles que estão envolvidos com eles. Ou seja, as consequências negativas acabam compreendendo toda a sociedade. No entanto, observa-se a necessidade de contribuir também com o comitê, para haver uma aproximação forte com políticas de combate e prevenção do consumo de drogas”, justificou Breier.

No Painel RBS, autoridades acompanharam explanação de Lamachia

Também participaram do evento o ministro da Justiça Tarso Genro; o diretor geral do Hospital São Pedro, Luis Coronel; o presidente AMP, Marcelo Dornelles; o delegado geral de polícia do RS, João Paulo Martins; a psiquiatra do Hospital Conceição, Irma Rossa; o psiquiatra do Hospital de Clínicas, Flávio Pechansky; o diretor administrativo da Comunidade Terapêutica Criar Vitória, Adilson Rodrigues; e o repórter RBS TV, Manoel Soares.

Diversas autoridades acompanharam da platéia as manifestações de Lamachia no evento, entre elas, o presidente do Grupo RBS, Nelson Pacheco Sirotsky; demais vice-presidentes do grupo; o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça; o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo; a secretária estadual de Educação, Marisa Abreu; o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos; e a defensora pública-geral do Estado, conselheira seccional Maria de Fátima Zachia Paludo.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro