O enfrentamento à violência contra a mulher é o tema central da nova fase do projeto “OAB/RS Vai à Escola”, lançado pela Ordem gaúcha na noite da terça-feira (6). O evento ocorreu no auditório do OAB Cubo, em Porto Alegre, e foi transmitido ao vivo pelo canal da entidade no YouTube. A iniciativa inédita surge como medida efetiva diante do alarmante aumento nos casos de feminicídio registrados no Estado nas últimas semanas – que ocasionou o enviou de um ofício da Ordem gaúcha ao governo estadual (leia mais abaixo).
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, enfatizou a relevância das ações concretas em defesa da sociedade, especialmente no combate à violência contra a mulher. “Nós poderíamos estar aqui somente protestando, somente repudiando, somente discursando, mas a nossa gestão é movida por atos políticos importantes, como esse, e por ações concretas. O projeto OAB/RS Vai à Escola é uma das ferramentas mais potentes que temos para promover mudanças reais, pois ele age diretamente na base da nossa sociedade”, destacou. “É por meio da educação e atuando diretamente com as crianças e adolescentes que nós vamos conscientizar e modificar a sociedade. Só a união dos poderes constituídos e da sociedade civil poderá acabar com os feminicídios no Estado”, concluiu o presidente.
A vice-presidente da Ordem gaúcha e coordenadora do projeto, Claridê Chitolina Taffarel, explicou o objetivo da ação. “O programa tem como foco enfrentar as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres ao longo de suas vidas, por meio de um trabalho pedagógico de promoção pela igualdade de gênero. Se a violência contra a mulher é uma construção cultural, nós iremos trabalhar na construção de uma cultura de respeito e de paz”, enfatizou.
Guia pedagógico
A primeira ação prevista do projeto é a realização de um “Dia D”, em que todas as subseções estarão nas escolas estaduais e municipais para realizar palestras focadas na conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. Durante o evento, foi apresentado o guia pedagógico criado pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB/RS que orientará as ações nas 107 subseções da Ordem no Estado. “O projeto é uma forma da nossa instituição colaborar com a conscientização e a educação para as próximas gerações”, refletiu a presidente da CMA, Maximilia de Paula, durante a sua fala no evento.
Além da CMA, o projeto OAB/RS Vai à Escola conta, ainda, com o apoio das comissões de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) e da Criança e do Adolescente (CCA).
Aumento de feminicídios no RS
A ação da OAB/RS ocorre em um contexto preocupante, com o aumento dos feminicídios no Rio Grande do Sul. A Ordem gaúcha já havia se manifestado sobre o alarmante número de casos registrados entre os dias 18 e 21 de abril, durante o feriado de Páscoa e Tiradentes, quando foram registrados 10 feminicídios. Na ocasião, a instituição, em conjunto com a Comissão da Mulher Advogada (CMA), enviou ofício ao governo do Estado solicitando ações urgentes e eficazes para combater a violência contra a mulher.
Fonte: OAB/RS