|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

04.11.09  |  Advocacia   

Ordem gaúcha conquista atendimento exclusivo para advogados e estagiários na Justiça Estadual no período da manhã

A advocacia gaúcha tem mais um excelente motivo para comemorar. A antiga reivindicação da classe para que os advogados e estagiários fossem atendidos no período da manhã nas Varas de 1º Grau de todo o Estado foi acolhida de forma unânime pelo Conselho da Magistratura do TJRS.

Nesta terça-feira (03), no Tribunal, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, fez sustentação oral em defesa da medida que atende aos anseios dos profissionais, arguindo, em primeiro lugar, o respeito às prerrogativas profissionais dos advogados, que têm direito de entrar nos cartórios judiciais a qualquer momento, desde que este esteja funcionando, e também, pelo consequente desafogamento do atendimento cartorário no período da tarde.

Em sua manifestação aos magistrados, o dirigente da OAB/RS afirmou que o tema é de profundo interesse da advocacia e seguramente de toda a sociedade. “Entendo ser este um dos pontos em que podemos avançar, mais uma vez, através do diálogo. A Ordem gaúcha acredita que com o funcionamento na parte da manhã, das 8h30min às 10h30min, do atendimento exclusivo para advogados e estagiários, estaremos prestando também um serviço aos serventuários e aos cartórios, com a redução de atendimentos nos demais períodos”.

Lamachia destacou ainda que “atualmente os advogados e estagiários demandam muito nos Foros no período da tarde e, com essa mudança, os profissionais deverão atuar mais pela manhã, tendo em vista o atendimento diferenciado, qualificado e mais ágil que será prestado pelos cartórios”. Segundo ele, “esta é mais uma forma de solucionar os problemas enfrentados nos Foros, pois buscamos, acima de tudo, uma Justiça mais célere e uma melhor prestação jurisdicional”.

A pauta da entidade foi inserida na reunião pelo presidente do TJRS, desembargador Arminio da Rosa, a pedido do presidente da OAB/RS. Arminio defendeu a medida, assim como o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Felipe Brasil Santos. Os demais componentes do Conselho da Magistratura, Roque Miguel Fank, Jorge Luís Dall Agnol, Luiz Ari Azambuja Ramos, Elaine Harzheim Macedo e Otávio Augusto de Freitas Barcellos, acompanharam os primeiros.

Para Brasil Santos, relator da proposta da OAB/RS no Conselho da Magistratura, o atendimento aos advogados e estagiários é mais objetivo e efetivo. “A medida vai liberar os servidores a um melhor atendimento às partes e público em geral entre às 10h30min e 11h30min e das 13h30min às 18h30min. O diretor-geral do Foro Central, juiz Carlos Richinitti, também já manifestou posição favorável à medida”, afirmou o desembargador. 

Conforme Lamachia, com essa abertura será observando o artigo 7°, inciso VI, b, da Lei n° 8.906 do Estatuto da Advocacia, que afirma: “São direitos do Advogado: ingressar livremente nas salas e dependências de audiências, secretarias, cartórios, ofícios de Justiça, serviços notariais e de registro, e, no caso de delegacias e prisões, mesmo fora da hora de expediente e independentemente da presença de seus titulares”.

Na ocasião, o presidente da Ordem gaúcha e os desembargadores ressaltaram em suas explanações que a decisão foi conquistada devido ao diálogo permanente mantido pela atual gestão da OAB/RS. “A minha presença no tribunal se deve à importância do tema para a advocacia e, seguramente, para toda a cidadania. Mais uma vez, manifesto o entendimento empreendido ao longo desta gestão da OAB/RS na adoção do diálogo para a busca de soluções. Realizamos diversas tratativas com o TJRS, que oportunizaram muitas conquistas, como a confirmada nesta sessão do Tribunal”, lembrou Lamachia.

Antiga reivindicação

A conquista desta terça-feira (03) é fruto de pleitos constantes da Ordem gaúcha junto à presidência do TJRS, a Corregedoria-geral de Justiça, e ao Foro Central da Capital, e estiveram sempre presentes nas pautas das Comissões Mistas de Acesso á Justiça. Há cinco anos, o horário foi restringido e, desde então, permanecia a luta para reverter esta situação. Desde 2007, a OAB/RS tem atuado no campo do diálogo e da parceria entre o Poder Judiciário e a entidade para garantir o atendimento exclusivo de advogados e estagiários na Justiça Estadual.

Confira algumas das ocasiões em que a Ordem gaúcha buscou a alteração do tema nas notícias ao lado.



06.10.09 OAB/RS pede apoio de deputados federais advogados gaúchos a projetos de interesse da classe

25.08.09 Lamachia reúne-se com comitiva de desembargadores do TJRS pelo Quinto Constitucional

27.08.08 Em reunião com o diretor do Foro, OAB/RS reitera pedidos de melhoria no atendimento a advogados no Foro Central

15.05.08 OAB/RS pede participação da classe no Projeto de Melhoria no Atendimento do Foro Central de Porto Alegre

14.05.08 Entidades organizam um Fórum Permanente para analisar e melhorar serviços da Justiça no RS

13.05.08 Lamachia faz palestra no Conselho de Relações Institucionais e Comunicação do TJRS

12.05.08 Foro Central atende reivindicação da OAB/RS e lança ação de melhoria no atendimento

09.05.08 Diretor do Foro Central faz visita à sede da OAB/RS

07.04.08 Visita da cúpula do TJRS a OAB/RS marca uma mudança de postura nas relações institucionais

03.04.08 OAB/RS reivindica horário de atendimento exclusivo para advogados no Foro Central de Porto Alegre

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro