Na próxima terça-feira (6), a partir das 19h, a OAB/RS irá lançar o projeto OAB/RS Vai à Escola: no combate à violência contra a mulher. Em evento híbrido marcado para o OAB Cubo, em Porto Alegre, e com transmissão pelo canal da Ordem gaúcha no YouTube, a entidade irá apresentar sua mais nova campanha institucional para conscientizar os estudantes sobre o assunto. Na ocasião, também haverá espaço para debate de autoridades sobre o tema.
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destaca que a Ordem gaúcha está preocupada diante do aumento significativo no número de feminicídios no Rio Grande do Sul e, seguindo a sua vocação de defensora dos direitos humanos, busca ações para contribuir no combate à violência de gênero. “O número de feminicídios ocorridos nos últimos dias no Estado é inaceitável. Por isso, a OAB/RS, com toda a sua representatividade e força institucional, está exigindo respostas rápidas e coordenadas do Poder Público”, disse Lamachia, reforçando que o Projeto OAB/RS Vai à Escola vai trabalhar ações educativas atuando na outra ponta de prevenção e conscientização para resultados a longo prazo.
A vice-presidente da OAB/RS e coordenadora do projeto, Claridê Chitolina Taffarel, explicou como o trabalho deve se desenvolver. “Estaremos disponibilizando, às 107 subseções da OAB/RS, um guia para ser trabalhado nas escolas. Também teremos um dia D, onde todas as subseções estarão nas escolas estaduais e municipais, fazendo palestras focadas no combate à violência contra a mulher”, afirmou.
A campanha tem outras ações previstas para serem desenvolvidas ao longo de 2025. O projeto tem o apoio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) e da Comissão da Criança e do Adolescente (CCA).
Entenda
Na terça-feira (22), a Ordem gaúcha, em conjunto com a Comissão da Mulher Advogada (CMA), enviou um ofício ao Governo do Estado manifestando profunda preocupação com o alarmante número de feminicídios registrados durante o feriado de Páscoa e Tiradentes (18 a 21 de abril). Ao longo do período, foram 10 casos registrados em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. A entidade solicitou uma reunião extraordinária do grupo que integra o Programa RS Seguro da Secretaria Estadual da Segurança Pública para que sejam discutidas providências urgentes e ações mais efetivas no combate à violência contra a mulher.
Serviço
O quê: Lançamento do projeto OAB/RS Vai à Escola: no combate à violência contra a mulher
Quando: Terça-feira, 6 de maio de 2025, a partir das 19h
Onde: Auditório Cubo (Manoelito de Ornellas, 55, Praia de Belas – Porto Alegre) e canal da OAB/RS no YouTube
Fonte: OAB/RS