|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

12.07.21  |  Advocacia   

OAB/RS solicita participação da advocacia na elaboração de instrução normativa do INSS

A OAB/RS, junto com as seccionais catarinense e paranaense, emitiu um ofício ao INSS, expondo argumentos para justificar uma maior participação de advogados e advogadas na elaboração da Instrução Normativa nº 77/2015, que estabelece rotinas para agilizar e uniformizar o reconhecimento de direitos dos segurados e beneficiários da Previdência Social.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, relembra que a elaboração de atos normativos pela administração pública previdenciária não possui membros da OAB colaborando com o desenvolvimento e a atualização das regras: “Essa participação seria essencial, especialmente após a recente reforma da previdência, cujas regras ainda não são de conhecimento de todos os segurados e dependentes representados pelos advogados. Nossa intenção, buscando integrar esse processo, é a de colaborar com a atuação da advocacia e com a garantia das prerrogativas profissionais, também pensando nos interesses de toda a sociedade”, explicou.

As seccionais da região sul da Ordem fizeram mais esse movimento por meio das comissões que atuam com o tema do Direito Previdenciário. O presidente da Comissão Especial de Seguridade Social da OAB/RS (CESS), Tiago Kidricki, avalia que a solicitação é importante e mostra otimismo: “Estivemos reunidos com a Procuradoria do INSS em Brasília, e a ideia foi bem recebida. A advocacia previdenciária conhece os pontos mais problemáticos em termos de atendimento, concessão de benefício e interpretações em geral. Enfim, pode auxiliar muito o novo texto”, pontua.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro