|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.04.10  |  Advocacia   

OAB/RS se mobiliza para agilizar aprovação do PL que veda compensação de honorários na CCJ do Senado

A OAB/RS está atenta à tramitação do PL que veda a compensação de honorários advocatícios na CCJ do Senado. Desde o final de março, o projeto está sob relatoria do senador Valter Pereira (PMDB-MS).

O PLC 13/2010, proposto pela seccional gaúcha e de autoria do deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), busca alterar a redação do artigo 21 do Código de Processo Civil, de modo a adequá-la ao disposto no Estatuto da Advocacia: “Se cada litigante for em parte vencedor e vencido, serão recíproca e proporcionalmente distribuídos entre eles os honorários e as despesas, sendo vedada a compensação de honorários”.

Segundo o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, a entidade está mobilizada para agilizar o andamento do projeto e sua aprovação pela CCJ do Senado em caráter conclusivo. “Isto significa que todos os esforços da advocacia devem se concentrar junto aos senadores membros da comissão, já que não é necessário que o PL passe pelo plenário do Senado para sua aprovação definitiva, e, após, para sanção presidencial”, destacou Lamachia.

O dirigente da Ordem gaúcha salientou que a proposta legislativa é fundamental para a classe em todo o Brasil, pois veda a compensação de honorários por completo. “Com a alteração do artigo 21 do CPC, este instituto, que se constitui em um dos maiores cânceres da advocacia na atualidade, será eliminado das decisões judiciais”, lembrou Lamachia.  

Luta antiga

Além da apresentação do PL, a OAB/RS tem empreendido diversas ações na luta para acabar com a compensação de honorários. O presidente da entidade tem feito frequentes viagens a Brasília, visando agilizar a votação do projeto e angariar o apoio de parlamentares ao pleito. Lamachia também se reuniu, em diversas ocasiões, com a bancada federal gaúcha de deputados e senadores para tratar do tema.  este instituto, que se constitui em um dos maiores cânceres da advocacia na atualidade, será eliminado das decisões judiciais”, lembrou Lamachia.  


14.04.10 Projeto de lei que veda compensação de honorários está na CCJ do Senado

17.03.10 Projeto de lei que veda compensação de honorários advocatícios avança para o Senado

23.04.09 Aprovado PL proposto pela OAB/RS que veda a compensação de honorários advocatícios

17.02.09 OAB/RS garante apoio de parlamentar para o PL que veda a compensação de honorários

18.11.08 OAB/RS apresenta minuta de projeto de lei que veda a compensação de honorários advocatícios

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro