|   Jornal da Ordem Edição 4.586 - Editado em Porto Alegre em 08.08.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.09.11  |  Advocacia   

OAB/RS requer à PGE que não sejam efetivados acordos em juízo sem participação de advogados representando devedores

Objetivo do pleito, que atende deliberação da Carta de Porto Alegre, busca evitar prejuízos à cidadania.

A Ordem gaúcha requereu à Procuradoria Geral do Estado (PGE) que não sejam efetivados acordos em juízo sem a participação do advogado que representa o devedor. O pleito cita o cumprimento ao que dispõe o artigo 133 da Constituição Federal, que atribui à advocacia a condição de indispensável à administração da Justiça.

O tema segue deliberação do III Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RS, Gestão 2010/2012, tendo constado na Carta de Porto Alegre, documento aprovado pelos 106 presidentes de subseções do Estado.
 
No ofício, endereçado ao procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, salienta o objetivo de evitar prejuízos à cidadania, representada pela figura do advogado.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro