|   Jornal da Ordem Edição 4.306 - Editado em Porto Alegre em 27.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.07.11  |  Advocacia   

OAB/RS relata à CGJ dificuldade de advogados em obter carga de autos

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, enviou ofício ao corregedor-geral de Justiça, desembargador Desembargador Ricardo Raupp Ruschel, no qual relata a dificuldade de advogados em obter carga de autos.

Segundo o dirigente, as manifestações são por parte dos profissionais que militam nos Juizados Especiais do Estado. "O acesso tem sido negado tanto para carga rápida, em casos de processos findos que não tramitem em segredo de justiça, quanto para processos em fase recursal", explica Lamachia no documento.

O presidente da OAB/RS invocou a Lei n° 8.906/94 (EOAB), que, em seu artigo 7º, incisos XV e XVI, afirma que é direito do advogado "ter vista dos processos judiciais ou administrativos de qualquer natureza, em cartório ou na repartição competente, ou retirá-los pelos prazos legais" e, ainda, que nos casos de processos findos, mesmo sem procuração, é permitida a retirada pelo prazo de dez dias". Lamachia encerra requerendo maior atenção ao tema, a fim de evitar prejuízos à prestação jurisdicional.

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro