A advocacia da Região dos Vales viveu, na noite da quarta-feira (27), um momento especial: a reinauguração da sede da subseção de Estrela. O prédio, afetado pelas inundações de 2023 e 2024, foi reconstruído e devolvido à classe em uma cerimônia que ficará marcada na história da subseção. A revitalização foi viabilizada pelo Programa Orientado ao Desenvolvimento das Estruturas (PODE), desenvolvido pela Ordem gaúcha em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS).
Em maio de 2024, quando o Rio Grande do Sul foi assolado pela maior catástrofe climática de sua história, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve em Brasília para pleitear demandas em prol da sociedade gaúcha e afirmou ao Conselho Federal da OAB que todas as sedes atingidas seriam reconstruídas. Lamachia lembrou essa declaração durante a solenidade, com a entrega concretizada em pleno mês da advocacia. “Este espaço em Estrela volta à advocacia como símbolo de resistência, dignidade e esperança que emana do nosso peito como o povo guerreiro que somos. A reinauguração desta sede tem uma importância muito significativa na vida da advogada e do advogado, que aqui encontrarão um espaço digno, moderno e acolhedor. A Ordem está forte e vai continuar forte, lutando por todos nós”, afirmou.
A vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, destacou a resiliência da advocacia local. “Sabemos que ainda existem pessoas sofrendo os efeitos das catástrofes climáticas. Mas, hoje, renovamos nossas energias e esperanças. Esta sede ficará marcada como símbolo de solidariedade e reconstrução. Ela nos ensina que a união nos faz fortes e que sempre é tempo de recomeçar”, disse.
Apoio da CAARS na reconstrução da sede
A vice-presidente da CAARS, Paula Grill, enfatizou o papel da entidade no amparo à advocacia durante e após a tragédia. “A Caixa de Assistência esteve e seguirá ao lado da advocacia. Durante as enchentes, buscamos auxiliar não apenas financeiramente, mas também com apoio emocional. Esta reinauguração simboliza a capacidade de superar, de recomeçar e de transformar a dor em força coletiva. Que esta sede siga sendo um ponto de encontro, de acolhimento e de resistência da advocacia, não só de Estrela, mas de toda a região dos Vales”, ressaltou.
Resiliência e renovação em Estrela
O presidente da subseção de Estrela, Rafael Godinho, sublinhou o significado do ato para a advocacia local. “Hoje, após 15 meses de muito trabalho, entregamos uma sede totalmente aparelhada, digna e condizente com a importância da advocacia para a administração da Justiça. Esta entrega só foi possível pela união da nossa diretoria, do conselho da subseção, e pelo apoio da seccional e da CAARS”, declarou.
Godinho também destacou que a nova estrutura representa mais do que a recuperação física do espaço: “Entregar esta sede é reafirmar o compromisso de mantermos a advocacia de Estrela unida, fortalecida e preparada para enfrentar todos os desafios que ainda virão”.
Presenças
Também estiveram presentes no evento a secretária-geral da CAARS, Alessandra Glufke; o vice-presidente da subseção de Estrela, Odacir Giacomini Costa; a secretária-geral, Jéssica de Souza Junqueira; a secretária-geral adjunta, Mara Ahlert; o tesoureiro, Guilherme Eidelwein Wolf; os ex-presidentes da subseção de Estrela André Roberto Mallmann, Daniel Horn e Gentil Bartolomeu Cruz Krahl; os presidentes das subseções de Lajeado, Ronaldo Eckhardt; de Encantado, Jorge Calvi; de Rio Pardo, Renan Klein Soares; e de Candelária, Ivonei Santos Silveira; além da coordenadora do curso de Direito da Univates, Leila Viviane Scherer Hammes.
Fonte: OAB/RS