|   Jornal da Ordem Edição 4.432 - Editado em Porto Alegre em 25.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.05.08  |  Advocacia   

OAB/RS recebe deputados da CPI do Detran

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, recebeu na manhã desta quarta-feira (21), no gabinete da entidade, os deputados Fabiano Pereira, Paulo Azeredo, Stela Farias e Cassiá Carpes, membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as denúncias de irregularidades e desvio de recursos públicos no Detran/RS. 

Fabiano Pereira, que preside a CPI, convidou oficialmente a entidade a acompanhar de forma próxima as apurações que vem sendo realizadas pelos deputados. 

Lamachia saudou a presença dos deputados, o que demonstra o respeito que o parlamento gaúcho tem pela OAB e disse que de forma vigilante, a Ordem já vem acompanhando de perto os trabalhos da CPI. "Desde o início estamos atentos aos trabalhos e as investigações, tanto pela atuação da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos advogados (CDAP), que vem dando assistência e garantindo o pleno exercício da advocacia aos profissionais do direito que atuam no caso, quanto pela vigilância às causas públicas". Esperamos que todas as denúncias sejam rigorosamente apuradas e que a CPI possa também contribuir para a identificação de novas provas para a punição exemplar daqueles que, de forma sórdida, promoveram este verdadeiro assalto aos cofres públicos, afirmou o dirigente. Para Lamachia, "é preciso que a voz da sociedade se levante para exigir, com absoluta prioridade, medidas realmente eficazes de combate a corrupção e a impunidade que estarrece o cidadão de bem que vê sobrar recursos para a corrupção e faltar para pagamento de precatórios, para investimento em saúde, educação e segurança."    

Durante o encontro foi debatida ainda a atuação do Comitê 9840, lançado em 19 de novembro de 2007 pelas 27 seccionais da Ordem no país, e que tem como objetivo coletar e receber provas de corrupção eleitoral, para que sejam formuladas representações contra os autores das irregularidades, e encaminhadas à Justiça Eleitoral e Ministério Público. 

Estiveram presentes também ao encontro, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles, o conselheiro seccional e presidente da CDAP, José de Oliveira Ramos Neto e o chefe de gabinete da Ordem gaúcha, Júlio Cezar Caspani.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro