Para ouvir os agentes envolvidos e tentar apontar soluções para a crise vivida pelo sistema de saúde e hospitais filantrópicos gaúchos, que se encontram na iminência de suspensão de seus atendimentos, a OAB/RS promoverá, juntamente com entidades do setor, audiência pública no dia 9 de agosto, terça-feira.
O evento, que inicia às 10h, no Auditório Guilherme Schultz, no 2º andar da sede da entidade, contará com a participação do presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, do presidente do Cremers, Fernando Weber Matos, da Famurs, Mariovane Weis, do presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, Oswaldo Luis Balparda, do presidente do Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, Júlio Dornelles de Matos, além dos presidentes dos Hospitais Beneficentes do Vale do Taquari, Região Nordeste, Vale dos Sinos e Vale do Rio Pardo, respectivamente, José Clóvis Soares, Juliano da Silva, Irmã Maria Liani Postai e Luciano Morschel e do Sindicato Médico do RS, Paulo de Argollo Mendes.
Conforme Lamachia foram convidados também os prefeitos, secretários municipais da saúde e demais interessados na discussão da matéria. O dirigente afirma, ainda, que o envolvimento da Ordem gaúcha acontece a pedido das diversas entidades da área da saúde e pela constatação do sério risco que a população por um eventual fechamento das instituições, que passam por graves dificuldades financeiras.
Este é um tema de absoluta relevância e a OAB/RS soma-se às entidades médicas e hospitalares para apontar possíveis caminhos para o problema e até mesmo cobrar providências do poder público", destacou. "O acesso à saúde é um direito previsto pela Constituição", finalizou Lamachia.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759