
A diretoria da OAB/RS participou, na tarde da terça-feira (3), da solenidade de posse da nova administração do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) para o biênio 2026/2027. A cerimônia ocorreu no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, na sede do TJRS, em Porto Alegre.
Representando a advocacia gaúcha, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, manifestou votos de êxito à nova administração do Tribunal. “Desejamos um excelente trabalho à nova administração. A OAB/RS reafirma a disposição de manter um diálogo institucional permanente com o Judiciário, sempre voltado à garantia do acesso à Justiça e à defesa das prerrogativas profissionais da advocacia”, afirmou.
Durante a solenidade, o desembargador Alberto Delgado Neto transmitiu o comando da Corte estadual ao desembargador Eduardo Uhlein. A nova composição da Administração do TJRS é formada também pelo 1º vice-presidente, desembargador Cláudio Luís Martinewski; pela 2ª vice-presidente, desembargadora Rosane Wanner da Silva Bordasch; pela 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Dalbosco; e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Pippi Schmidt.
Presenças
Também participaram da solenidade, pela OAB/RS, a vice-presidente, Claridê Chitolina Taffarel; a secretária-geral, Ana Lúcia Piccoli; a secretária-geral adjunta, Regina Soares; o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA/RS), Gerson Fischmann; e a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), Neusa Bastos.
No evento, também estiveram presentes: o vice-governador do estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza; o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz; o defensor público-geral, Nilton Leonel Arnecke Maria; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador João Batista Pinto Silveira; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Mário Crespo Brum; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Iradir Pietroski; a presidente do Tribunal de Justiça Militar, desembargadora militar Maria Emília Moura da Silva; a presidente do Tribunal de Justiça do Paraná e vice-presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, desembargadora Lídia Maejima; e o presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Cristiano Vilhalba Flores.
Fonte: OAB/RS