|   Jornal da Ordem Edição 4.517 - Editado em Porto Alegre em 30.4.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

07.04.25  |  Advocacia   

OAB/RS oficia ao TJRS por envio de projeto de lei para elevação de entrância de 13 comarcas à ALRS

A Ordem gaúcha encaminhou ofício ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), na sexta-feira (4), solicitando o envio à Assembleia Legislativa do Estado (ALRS) do Projeto de Lei (PL) referente à elevação de entrância de 13 comarcas gaúchas. A medida, aprovada pelo Órgão Especial do TJRS em outubro de 2024, contempla as comarcas de Alvorada, Bento Gonçalves, Guaporé, Igrejinha, Ijuí, Lajeado, Nova Prata, Portão, Santa Rosa, Tenente Portela, Teutônia, Tramandaí e Vacaria.

Segundo o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a elevação de entrância das comarcas mencionadas vai proporcionar uma maior efetividade na prestação jurisdicional das regiões, ampliando o acesso à Justiça para diversos cidadãos gaúchos. “Agora, a OAB/RS reforça a necessidade do envio formal do referido PL à ALRS, etapa essencial para a concretização da medida, que será de suma importância para a advocacia e para a sociedade gaúcha”, destacou.

No ofício enviado ao presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto, a OAB/RS destaca a relevância da elevação de entrância para o aperfeiçoamento da Justiça estadual, enfatizando o impacto positivo para advogados e jurisdicionados. A medida visa garantir maior estrutura e capacidade de atendimento nas comarcas beneficiadas, assegurando celeridade e eficiência no trâmite dos processos. O documento é assinado pelo presidente Lamachia e pelos 13 presidentes das possíveis comarcas beneficiadas.

Em busca de nova conquista

Em outubro de 2023, uma mobilização histórica que a OAB/RS promoveu com as suas subseções desde o início da gestão 2022-2024 teve desfecho positivo: com a aprovação do Projeto de Lei 313/2023 na ALRS, 26 comarcas do Estado elevaram suas entrâncias, efetivando uma significativa melhoria em sua prestação jurisdicional.

“A OAB/RS foi protagonista neste processo, pois foi ela, junto com suas subseções, que mobilizou diversos municípios do Estado, e trouxe esta demanda para a Corregedoria-Geral do TJRS, lotando o Palácio da Justiça em diversas oportunidades. Esta tão esperada aprovação na Assembleia é histórica, pois representa a concretização de mais uma entrega efetiva da OAB/RS para a advocacia gaúcha”, destacou o presidente Lamachia à época. Agora, a Ordem gaúcha está em busca da efetivação de mais esse avanço para a advocacia do Rio Grande do Sul.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro