|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.07.22  |  Advocacia   

OAB/RS lança Programa Orientado ao Desenvolvimento das Estruturas – PODE

A OAB/RS e a CAA/RS lançaram o PODE - Programa Orientado ao Desenvolvimento das Estruturas do Sistema OAB. “O nosso objetivo é o de trabalhar pela modernização, melhoria e ampliação dos espaços da Ordem. Assim, entregaremos melhores condições de trabalho e de utilização das estruturas da OAB para a advocacia", explica o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.

O objetivo do projeto, além da modernização, qualificação e ampliação dos espaços da Ordem, é elevar o número total de salas da OAB nas comarcas para 300 (trezentas) até 2024.

Mapeamento de necessidades

A primeira fase do programa já está em execução e consiste no mapeamento de todas as necessidades referentes às estruturas da Ordem. Um estudo foi iniciado para compreender as principais necessidades das salas nos foros da capital e interior, sedes de subseções e demais espaços de atendimento da advocacia. “O PODE visa a melhorar ainda mais as condições de trabalho para as advogadas e advogados gaúchos. Vamos reaparelhar, modernizar e padronizar os espaços da Ordem”, enfatiza Lamachia.

Após a conclusão da fase de mapeamento, o segundo momento do programa consistirá na realização prática das melhorias dos locais – o que prevê a qualificação dos equipamentos de informática, mobiliário e revitalização dos imóveis. 

Nenhuma subseção sem sede
58 sedes construídas desde 2007

Lamachia ressalta a importância de a Ordem gaúcha oferecer serviços e espaços de qualidade aos advogados e advogadas do estado. “O Programa pretende complementar o bem-sucedido projeto Nenhuma Subseção Sem Sede, iniciado em 2007 por Claudio Lamachia, o qual teve continuidade nas gestões Bertoluci e Breier, e que já construiu 58 sedes até o momento. Nosso objetivo permanente, por meio do PODE, é realizar a melhoria e manutenção das estruturas já existentes, assim como a ampliação das estruturas da Ordem, visando sempre uma melhor prestação de serviço à advocacia e, portanto, à sociedade”, destaca o presidente. 

O presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin, destaca que “hoje muitos colegas não tem estrutura própria de escritório e o Sistema OAB quer ser, mais uma vez, a mola propulsora para alavancar a advocacia em direção a dias melhores tanto na capital como no interior”.

De acordo com o tesoureiro da OAB/RS, Jorge Fara, o PODE representa o atendimento ao compromisso assumido com a advocacia de oferecer suporte e estrutura, principalmente para a superação dos tempos de dificuldades da profissão. “Estamos entrando na pós-pandemia, um momento que é um divisor de águas, a qual nos ensinou novas formas de viver e de trabalhar. Dessa forma, a Ordem deve se manter sempre atenta para ser um vetor de inclusão para a advocacia, facilitando o exercício profissional dos colegas, e o Programa representa isto”, destaca.

Por sua vez, tesoureiro da CAA/RS, Matheus Ayres Torres, reforça que tão importante quanto a construção das sedes, é a sua devida manutenção. "O PODE também tem esse objetivo primordial de oferecer todas as estruturas da Ordem permanentemente modernizadas e propícias para o uso da advocacia gaúcha, com cuidados e manutenções constantes”, afirma.

Projetos

Este é o segundo projeto institucional lançado pela diretoria da OAB/RS em 2022. “Após o lançamento do Plano de Recuperação da Advocacia, que teve grande adesão e foi prorrogado até o final de junho, o PODE nasce para darmos seguimento ao nosso compromisso de oferecer aos colegas as melhores condições para exercer a sua função com dignidade e altivez”, pontuou Lamachia.

Mais detalhes sobre o PODE serão divulgados em breve.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro