|   Jornal da Ordem Edição 4.292 - Editado em Porto Alegre em 07.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

09.12.09  |  Advocacia   

OAB/RS lança Cartilha de Práticas Ambientais para escritórios de advocacia

A OAB/RS, por meio da Comissão de Direito Ambiental (CDA), lançou, na noite desta terça-feira (08), a Cartilha de Práticas Ambientais para a Advocacia. O evento contou com a presença do presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, do presidente da CDA, conselheiro seccional Ricardo Alfonsin, além de demais membros da comissão. A cerimônia foi realizada na Sala do Conselho Seccional, na sede da entidade.

O manual apresenta informações sobre práticas simples, que podem ser facilmente aplicadas no dia-a-dia dos escritórios de advocacia, diminuindo, desta forma, o impacto ambiental da atividade jurídica.

Segundo Alfonsin, o material significa o início da criação de uma cultura que tenha a economia e sustentabilidade incorporadas ao cotidiano dos profissionais. “Nosso objetivo é de que o advogado, ao adotar hábitos e procedimentos comuns na sua atuação dentro do escritório e no consumo dos insumos, possa economizar e ainda dar uma grande contribuição ao meio ambiente”, ressaltou o presidente da CDA.

Justamente por propor práticas que poluam menos, a cartilha está disponibilizada apenas para consulta online, no site da OAB/RS e no Jornal da Ordem. “Ao não imprimirmos o material, economizamos papel e tinta e damos exemplo para que outros adotem esta prática”, destacou Alfonsin.

De acordo com Lamachia, tratar de questões relevantes como as trazidas pela Comissão é sinal de que a Ordem gaúcha está atenta ao que se discute no mundo. “Esta cartilha será de extrema importância, por ser pioneira no Brasil, ao mesmo tempo em que aborda um assunto mundialmente debatido e no qual a OAB/RS está sendo protagonista, ao propor alternativas a serem seguidas pelos advogados”, pontuou.

A cartilha online foi apresentada pelas advogadas Fernanda Alfonsin e Bettina Maciel, que fazem parte da comissão. “Adotando as sugestões disponibilizadas, o advogado pode economizar, por exemplo, com eletricidade e água, podendo destinar mais investimentos ao próprio escritório, qualificando o trabalho”, destacou Fernanda.

Alfonsin lembrou ainda que os profissionais podem contribuir com sugestões e críticas, pois a cartilha não é definitiva. “Esta é apenas uma largada de um processo que pode culminar na criação de um selo de certificação para escritórios que respeitem o meio ambiente e tenham uma postura ecológica e mais sustentável”, afirmou o conselheiro seccional.

O manual foi elaborado pelos integrantes da CDA, sob a coordenação de Bettina Maciel e Fernanda Zanette Alfonsin.

Estiveram presentes no lançamento, o conselheiro seccional e coordenador das subseções, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, e o presidente da Comissão de Serviços Públicos, Lauro Beheregaray Delgado.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro