|   Jornal da Ordem Edição 4.627 - Editado em Porto Alegre em 13.10.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.10.25  |  Cursos e Eventos   

OAB/RS inicia série de capacitações gratuitas sobre Inteligência Artificial na advocacia

A OAB/RS deu início, na terça-feira (7), à série de capacitações “Advocacia Exponencial – Inteligência Artificial na Prática Jurídica”, no auditório da sede da entidade, em Porto Alegre. Promovida pela Ordem gaúcha, por meio da Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação (CDTI), a iniciativa tem como objetivo preparar a advocacia para os desafios da transformação digital, oferecendo formação prática sobre o uso ético e estratégico da Inteligência Artificial (IA) na rotina profissional.

Assista à capacitação  Advocacia Exponencial – Inteligência Artificial na Prática Jurídica na íntegra.

Durante a abertura, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou o papel da entidade na capacitação e no letramento digital da advocacia, reforçando o compromisso institucional com o debate sobre o uso responsável da tecnologia. “É papel da OAB/RS informar quais são as plataformas existentes, de que maneira elas podem ser acessadas, e também quais os riscos e perigos que existem na sua utilização. Além disso, já temos um grupo de trabalho instituído em 2023, de forma inédita no Brasil à época, com a presença dos tribunais, da Defensoria Pública, do Ministério Público e da própria entidade, debatendo de forma contínua e permanente o uso ético da Inteligência Artificial”, afirmou Lamachia. “No que diz respeito à utilização dessas ferramentas, é essencial que também observemos o nosso Código de Ética e as responsabilidades que cabem à advocacia”, completou.

Leia também: OAB/RS cria Fórum interinstitucional sobre uso ético da inteligência artificial pelos operadores do Direito

Capacitação e atualização constante da advocacia

A OAB/RS tem histórico de protagonismo em promover a atualização profissional da advocacia, acompanhando as transformações tecnológicas que impactam o exercício da profissão. Assim como atuou na implantação do processo eletrônico, levando capacitação ao interior do Estado e apoiando advogadas e advogados na adaptação a uma nova forma de trabalho, a Ordem agora volta seu olhar para a Inteligência Artificial, uma mudança ainda mais profunda, que exige preparo técnico, ética e responsabilidade no uso das novas ferramentas.

O presidente da CDTI, Pedro Martins Filho, observou que o avanço tecnológico está transformando a rotina profissional e exige preparo da advocacia. “A Inteligência Artificial, assim como o processo eletrônico no passado, cria uma nova forma de trabalhar e altera profundamente o dia a dia da advocacia. Nosso papel é capacitar os colegas para usar essas ferramentas como aliadas, que facilitam tarefas e otimizam o tempo, mas sempre com responsabilidade sobre os dados e documentos utilizados. A tecnologia deve servir ao Direito, e não o contrário”, destacou.

O conselheiro estadual e membro da CDTI, Filipe Mallmann, ressaltou o caráter prático da iniciativa e o compromisso da Comissão em democratizar o acesso à inovação. “Desde 2010, quando criamos a Comissão, trabalhamos para apoiar a advocacia nas transições tecnológicas, e hoje vivemos um ponto de virada ainda mais intenso que o do processo eletrônico. Nosso objetivo é mostrar que a Inteligência Artificial já está ao alcance de todos e que, com ferramentas acessíveis, é possível aplicá-la de forma concreta no dia a dia dos escritórios”, afirmou.

Aplicações práticas da Inteligência Artificial na advocacia

A capacitação contou com palestra do especialista Gustavo Rocha, que apresentou as principais aplicações da Inteligência Artificial na prática jurídica, além de orientações sobre uso seguro, limites éticos e oportunidades de inovação no exercício profissional.

A série “Advocacia Exponencial” seguirá com novas edições pelo interior, ampliando o acesso de profissionais de todo o Estado à formação em inovação tecnológica aplicada ao Direito. Os municípios com eventos já confirmados são Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas. Em breve, mais informações.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro