
Inovação e acolhimento são princípios inegociáveis para a advocacia. Pensando nisso, e considerando os avanços tecnológicos, o advento da inteligência artificial e a crescente informatização dos processos jurídicos, a OAB/RS organizou um espaço de suporte às advogadas e aos advogados, com foco principal nos profissionais idosos. É o Centro de Apoio à Advocacia, inaugurado na sexta-feira (31), na sede da Ordem gaúcha.
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, ressaltou a relevância do novo espaço como símbolo de cuidado, valorização e apoio à advocacia gaúcha. “É um momento muito significativo e emocionante para a nossa gestão, pois esse local é um gesto de cuidado para com aqueles que muito se dedicam e fazem a advocacia gaúcha ser forte, qualificada e respeitada. É mais do que uma entrega, nós estamos aqui em uma demonstração de como nós olhamos para todas as advocacias. Essa é uma sala moderna, ampla e acolhedora, que está à disposição de todos os colegas de forma gratuita. Nosso objetivo é oferecer um ambiente agradável e bem equipado, que valorize a convivência, facilite o acesso às ferramentas digitais e reforce o compromisso da OAB/RS em apoiar a advocacia em todas as suas necessidades”, ressaltou.
Já o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), Cristiano Lisboa Martins, explica que o centro atende uma demanda muito clara dos advogados sêniores. “A Justiça hoje é toda digital. Muitos estão alheios ao mercado pois não dominam as ferramentas ou não têm recursos para adquirir equipamentos. Há colegas que mal sabem usar um aplicativo de mensagem, mas precisam lidar com escaneamento de documentos ou até a inteligência artificial. A OAB/RS se comprometeu a auxiliar e esse centro é a materialização desse compromisso”, declarou.
Para a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), Paula Grill, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a valorização e o acolhimento da advocacia mais experiente. “A criação desse espaço demonstra nosso apoio à advocacia idosa e o reconhecimento da importância dos profissionais com mais experiência, que seguem contribuindo para a construção da advocacia, mas que muitas vezes enfrentam desafios diante das transformações tecnológicas e das novas dinâmicas do exercício profissional. Assim, garantimos suporte, inclusão e valorização”, concluiu.
Serviço
O ambiente conta com computadores, impressora, café, além do apoio de um funcionário da Ordem que auxilia no acesso a ferramentas digitais como eproc, PJe e Portal da Advocacia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h e das 14h às 17h30. É possível agendar horário para auxílio técnico pelo número (51) 99525-0447 (ligação e whatsapp).
O Centro de Apoio à advocacia fica localizado no térreo da sede da OAB/RS. Foto: Diego Mendes - OAB/RS.
Programa de Apoio à Advocacia Idosa
O Centro de Apoio à Advocacia integra o Programa de Apoio à Advocacia Idosa, lançado em 2024 durante a Cidade da Advocacia. A iniciativa, conduzida pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), está alinhada ao Plano Nacional de Valorização da Advocacia Idosa, criado na gestão de Claudio Lamachia no Conselho Federal da OAB. O objetivo é garantir suporte, inclusão digital e condições para que advogadas e advogados mais experientes continuem contribuindo com a profissão, fortalecendo a atuação da classe em todo o país.
Presenças
Estiveram na inauguração: a vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel; a secretária-geral da OAB/RS, Ana Lúcia Piccoli; a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Regina Pereira Soares; a secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), Alessandra Glufke; o secretário-geral adjunto da CAARS, Juliano Sampaio Gonçalves; o tesoureiro da CAARS, Matheus Ayres Torres; o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA/RS), Gerson Fischmann; a corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; as corregedoras adjuntas da OAB/RS, Maria Ercília Gralha e Maricel Pereira de Lima; a desembargadora Ana Paula Dalbosco; e o advogado Ghedale Saitovitch.
Fonte: OAB/RS