|   Jornal da Ordem Edição 4.326 - Editado em Porto Alegre em 25.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.04.13  |  Advocacia   

OAB/RS foca planejamento e gestão em reuniões com dez subseções da fronteira

O coordenador das subseções, Jorge Fara, participou de encontros de trabalho na quarta (03), quinta (04) e sexta-feira (05), em Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Quaraí, Uruguaiana, Itaqui, São Borja, São Francisco de Assis, Alegrete e Rosário do Sul.

Durante o projeto de regionalização e interiorização da Coordenadoria das Subseções (CSS), o coordenador e conselheiro seccional Jorge Fara, esteve reunido na quarta (03), quinta (04) e sexta-feira (05) com as diretorias de Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Quaraí, Uruguaiana, Itaqui, São Borja, São Francisco de Assis, Alegrete e Rosário do Sul.

Os encontros de trabalhos fazem parte do planejamento estratégico e de gestão compartilhada da entidade. Até junho, serão realizadas reuniões com as 106 subseções do Estado.

Segundo Fara, é fundamental pensar a OAB como um sistema único em que a seccional poderá contribuir para as ações das subseções, racionalizando recursos e promovendo melhorias nos serviços prestados aos advogados, como em relação aos equipamentos de informática. "O processo eletrônico já uma realidade. Assim, devemos modernizar as subseções para evitar a exclusão dos profissionais do PJe", afirmou Fara, que ainda lembrou que os repasses de verbas às subseções, assim como toda a receita da seccional, vem exclusivamente das anuidades dos advogados, pois a Ordem não recebe recursos públicos.

Bagé

Na quarta-feira (03), durante o encontro com o presidente da subseção, Roberto Hecht Júnior, e demais membros da diretoria, Fara destacou que o objetivo da presença da CSS no Interior é construir, de forma coletiva e transparente, o planejamento das ações dos próximos três anos de gestão do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci.

A OAB Bagé apontou como objetivos a realização de melhorias estruturais na subseção e a modernização dos equipamentos de informática, para facilitar a inclusão dos advogados no processo eletrônico.

Dom Pedrito

Em Dom Pedrito, na manhã de quinta-feira (04), Fara reuniu-se com o presidente da OAB, Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves. Estavam presentes membros da diretoria e advogados da região.

Entre as questões apontadas pela Ordem local, Gonçalves destacou a dificuldade de acesso à internet, o aparelhamento da sala da Justiça do Trabalho, a melhoria do espaço de cursos da ESA, a regionalização da CDAP e a criação de um sistema itinerante dos serviços de saúde da CAA/RS.

Santana do Livramento

Com as presenças do presidente da OAB Santana do Livramento, Marcio Antônio Couto, e dos conselheiros seccionais Carlos Albornoz e Luiz Eduardo D’Ávila, foi realizada reunião para tratar da carência de equipamentos de informática, os serviços da CAA/RS, os processos do TED e a participação na comunidade.

Outro assunto abordado com ênfase foi o aviltamento de honorários, dando seguimento ao trabalho de defesa intransigente das prerrogativas. "Vamos manter a bandeira de valorização da advocacia, assim como da transparência da gestão. O apoio da CSS é fundamental", ressaltou Couto.

Quaraí

Em Quaraí estavam presentes membros da diretoria atual e ex-presidentes da subseção. Entre as preocupações apontadas, as dificuldades de acesso à internet e a falta de treinamento do processo eletrônico foram as principais. A OAB local ainda destacou a importância dos cursos telepresenciais da ESA.

Uruguaiana

A reunião de Fara teve a participação do presidente da subseção, Maurício Felix Blanco, e dos ex-presidentes locais, Lauro Beheregaray Delgado e Roberto Duro Gick, do conselheiro seccional Pacífico Luiz Saldanha, e demais membros da diretoria.

Os assuntos tratados foram a ampliação da certificação digital e dos cursos da ESA, a melhoria das instalações de informática e de segurança da sede. Além disso, foi frisada a necessidade da Regional da CAA/RS na subseção.

Itaqui

A advocacia de Itaqui mobilizou-se para a reunião com o coordenador das subseções. Conduzidos pela presidente da OAB local, Patricia Degrazia Lima, foram debatidos o aviltamento de honorários, a carência de juízes e servidores da Comarca, a luta pela instalação da unidade da JFRS e as dificuldades do processo eletrônico.

A subseção ainda propôs a implantação de um sistema de transmissão dos cursos de longa duração da ESA, realizados em Porto Alegre, para o Interior.  A capacitação da diretoria em temas do TED, da CDAP e administrativos da OAB/RS foram discutidos.

São Borja

Pela manhã, Fara reuniu-se com o presidente da OAB São Borja, Rui Faccin, acompanhado do conselheiro seccional Imar Cabeleira, na sede da Ordem.

Entre as preocupações apontadas estavam o aviltamento de honorários e problemas de relacionamento com o Judiciário. A subseção apontou a necessidade de ampliar a disponibilização de cursos telepresenciais da ESA e a implantação de um gabinete odontológico da CAA/RS.

São Francisco de Assis

Em São Francisco de Assis, o coordenador das subseções foi recebido pelo presidente Jari Antônio Guizolfi Espig, e advogados. Fara enfatizou que a CSS pretende ser um instrumento de gestão para facilitar o planejamento da gestão.

Na ocasião, os assuntos tratados foram as dificuldades relativas ao acesso à internet e a carência de servidores do Foro. Também foi discutido o pleito da Ordem local pela instalação da 2ª Vara na cidade.

Alegrete

Com as presenças do presidente Fernando Luiz da Silva e do conselheiro seccional Eduardo Bandeira de Mello, Fara reuniu-se na sede da OAB Alegrete.

Na reunião foi discutida ampliação dos serviços da Ordem disponibilizados aos advogados alegretenses. Também foi relatada a necessidade de viabilizar um espaço para estacionamento aos advogados, pois, nas imediações do Foro, o local para estacionamento é precário. A carência de servidores e juízes também foi pauta da reunião.

Rosário do Sul

O roteiro da fronteira foi concluído em Rosário do Sul em reunião com o presidente Aristides de Pietro Neto. No encontro, foi debatida a falta de internet na Justiça do Trabalho, o aviltamento de honorários, e a problemática da propaganda irregular.

No aspecto cultural foram, realizadas reivindicações de cursos de capacitação de longa duração, e também os convênios com instituições de ensino superior do Interior.

Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro