O tema vem sendo objeto de estudo por parte da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/RS e servirá de base para representação junto à Anatel.
A OAB/RS iniciará, nos próximos dias, um levantamento entre os advogados gaúchos para conhecer os principais pontos no estado em que o serviço de telefonia móvel não atende de forma adequada as necessidades dos consumidores.
Segundo o presidente da entidade, Claudio Lamachia, "a ideia é mapear os chamados "pontos cegos", utilizando a informação dos profissionais, apontado a baixa qualidade, ou mesmo a inexistência do sinal nas diversas regiões".
A pesquisa fará parte de uma representação junto à Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, requerendo a melhoria do sistema e a ampliação da abrangência da cobertura na região metropolitana e, principalmente, no interior do estado.
O tema vem sendo objeto de estudo por parte da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/RS, em especial pelos membros Cláudio Candiota Filho, Cristiano Heineck Schimitt e Felipe Ferraro.
"A situação é crítica. Existem inúmeros pontos no RS em que não temos qualquer cobertura, ficando verdadeiramente sem qualquer atendimento de qualquer operadora. Mesmo em Porto Alegre o serviço é de péssima qualidade", afirmou Lamachia, que admite, inclusive, que a entidade estuda a possibilidade de buscar judicialmente a obrigação das companhias em qualificar o serviço oferecido.
Para o mapeamento no site da entidade (www.oabrs.org.br), já consta um formulário onde o profissional deverá apontar os seguintes dados: data, horário, cidade, logradouro, operadora de telefonia, número do telefone e a qualidade do sinal (baixo, médio ou inexistente).
Clique aqui e acesse o formulário.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759