|   Jornal da Ordem Edição 4.326 - Editado em Porto Alegre em 25.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

07.10.15  |  Advocacia   

OAB/RS e Instituto Proteger realizam atividades para comemorar mês da criança e do idoso

Em parceria com a Comissão de Diversidade Sexual, a partir do dia 1°, com programação até o dia 6 de novembro.

Outubro está com a agenda cheia de atividades para comemorar o mês do idoso e das crianças. O Instituto Proteger, em parceria com a Comissão de Diversidade Sexual, realizará, a partir do dia 1°, dia do idoso, uma programação com diversas ações de celebração até o dia 6 de novembro.

O Instituto Proteger é associação sem fins lucrativos, que tem como missão promover o alcance da proteção integral da criança, do adolescente e do idoso frente aos conflitos familiares. Segundo a presidente da instituição, Melissa Telles Barufi, é garantido por lei a celebração do Mês de Proteção à Criança e ao Adolescente, e de Atenção ao Idoso, que é celebrado anualmente no Estado, de 1.º a 31 de outubro.

“Assim, a Lei tem como objetivo demarcar um período anual específico de conscientização das pessoas sobre a importância da proteção integral à criança, ao adolescente e ao idoso, não só nos dias 1 e 12 de outubro, mas durante todo o mês”, diz Melissa. “Ainda, a lei busca que nesse mês seja promovido o direito à dignidade, à vida, ao respeito, à liberdade, à saúde, à inclusão social, à convivência familiar e comunitária, desses indivíduos, por meio da realização de diversas atividades em um calendário que se ocupará a atender à esfera social, intelectual, física e mental dos sujeitos envolvidos”, complementa.

CDS e Proteger promovem Diversidade em Casa

O presidente da Comissão de Diversidade Sexual, Leonardo Ferreira Mello Vaz, conta que a CDS e o Proteger também promovem o projeto Diversidade em Casa, que tem por objetivo a criação de um grupo de estudos com profissionais de diversas áreas, como do direito, psicologia, medicina, serviço social, bem como ONGs LGBTI e demais movimentos sociais. “Para a OAB é de extrema importância, pois além de estar havendo orientação de colegas advogados aos conceitos básicos sobre orientação sexual e identidade de gênero, fará também com que se elaborem propostas e discussões e avanços jurídicos na proteção de LGBTI”, explica Vaz.

“Tudo isso é claro, também coloca a OAB como protagonista na sociedade, na defesa e proteção do segmento LGBTI, que ainda padece por falta de amparo legislativo e é tão discriminado no cotidiano”, afirma. “A partir desse grupo e dos estudos e debates realizados, será elaborada uma cartilha informativa para orientar os familiares de LGBTI. Sabemos que a não aceitação é a falta de espaço de LGBTI dentro dos lares, provocam diversos prejuízos te do em vista a exclusão destes vulneráveis por familiares”, diz.

Veja a programação:

 - 01 de outubro – abertura

- Audiência Pública – Realização da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul; – (Data ainda não Confirmada)

- 07 de outubro – “Vamos Falar de Futuro?” – Realização PUC/RS

- 09 de outubro - chá da tarde no Amparo Santa Cruz, com entrega da exposição fotográfica “Um dia já fui criança”;

- 15 de outubro - Visita e reunião com a diretoria do Lar Santo Antônio dos Excepcionais;

- 18 de outubro - Feijoada do Instituto Proteger.

- I Seminário do Instituto Proteger - Os múltiplos aspectos da guarda compartilhada (evento será realizado no dia 6 de novembro)

Fonte: OAB/RS

Caroline Tatsch
Jornalista

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro