|   Jornal da Ordem Edição 4.335 - Editado em Porto Alegre em 08.07.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.05.12  |  Diversos   

OAB/RS e entidades participam de reunião no MPF para solucionar interdição do Hospital Conceição

No encontro, foi firmado acordo em que 25 leitos hospitalares serão abertos, de imediato, em instituições de saúde da Capital para desafogar a emergência do hospital.

O presidente da OAB/RS e do Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas, Claudio Lamachia, participou, na tarde desta quinta-feira (24), de reunião sobre a situação de interdição do Hospital Conceição, em Porto Alegre. O encontro, que foi realizado na sede do MPF, contou com as presenças de representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS), de procuradores da República, e da Secretaria de Saúde da Capital do Sindisaúde-RS.

A reunião teve por objetivo buscar uma solução para a superlotação do hospital, o que motivou o Coren-RS a proceder uma interdição ética na instituição. Após o encontro, foi firmado acordo com termos a serem cumpridos. O ato contou com a assinatura das instituições presentes.  

Desta forma, 25 leitos hospitalares serão abertos ainda nesta quinta-feira (24) pela Prefeitura de Porto Alegre em instituições de saúde da Capital para desafogar a emergência do Hospital Conceição.

"Nós estamos colocando 25 leitos hoje, para tirarmos pacientes de lá. Já no mês de junho, vamos abrir mais 88 leitos em Porto Alegre, para a questão da retaguarda de urgência e emergência", afirmou o secretário de Saúde de Porto Alegre, Marcelo Bósio.

Durante cerca de 15 horas, o setor só atendeu pacientes com risco de morte. O Coren-RS alegou superlotação, falta de infraestrutura e de profissionais
de enfermagem suficientes, o que colocaria em risco a saúde dos pacientes.

Com a promessa da abertura de novos leitos e de outras melhorias, o Coren-RS resolveu retirar a interdição sobre a emergência do Conceição. O presidente do conselho, Ricardo Rivero, afirmou que o órgão vai acompanhar de perto as ações de melhorias. "Nós colocamos prazos, e até o mês de agosto, vamos acompanhar todas as ações do Hospital Conceição", afirmou o presidente do Coren-RS.

Também estava presente o coordenador das subseções da OAB/RS, conselheiro seccional Luiz Eduardo Pellizzer; e o membro da Comissão de Serviços Públicos da OAB/RS, Claudio Cunha.

Em defesa da saúde pública no RS

A busca por melhorias no sistema de saúde do Rio Grande do Sul tem sido ao longo dos últimos anos, uma das principais lutas da OAB/RS, que vem realizando inúmeras ações em prol do tema. Dentre as quais, está o "Movimento Saúde Rio Grande – Um Milhão de Razões para Cumprir a Lei", em que a Ordem gaúcha e diversas entidades representantes da sociedade civil organizada buscam assegurar a LC 141/2012, que determina a aplicação imediata de 12% por parte do Estado, em recursos destinados à saúde pública, regulamentando a Emenda Constitucional nº 29/2000.

A norma estabelece, entre outros pontos, os valores mínimos e o rateio dos recursos a serem aplicados anualmente por União, Estados e Municípios em ações e serviços públicos de saúde. Para mobilizar o Governo do RS, o movimento está percorrendo o Estado para coleta de assinaturas que, ao final, serão entregues ao governador do RS a fim de sensibilizar sobre a importância do cumprimento da lei.

A OAB/RS tem empreendido diversas ações na busca de melhorias para o sistema de saúde do RS, como as intervenções junto ao Poder Público pela reabertura do Hospital Independência e do Luterano, que ainda se arrastam devido à burocracia estatal, apesar da permanente mobilização da Ordem gaúcha e de entidades da área da saúde. Além disso, a OAB/RS sediou diversas audiências públicas sobre o caos no setor público de saúde. Entre os resultados foi também fundamental a conquista de verbas – de R$ 190 milhões – junto ao Governo do Estado, para a manutenção dos hospitais filantrópicos.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro