|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

14.03.11  |  Advocacia   

OAB/RS e CAA/RS entregam primeiro lote de doações aos desabrigados de São Lourenço do Sul

A OAB/RS e a CAA/RS entregaram neste sábado (12) o primeiro lote de doações às vítimas das chuvas na cidade de São Lourenço do Sul. A entrega ocorreu na sede da subseção local, que logo após destinou os donativos aos desabrigados.

Os donativos foram recebidos pelo presidente da OAB São Lourenço do Sul, Lauri Lopes; pelo vice, Magnus Peske; pelo secretário-geral adjunto, Waldir Carlos Bergmann; pelo delegado da CAA/RS, José Antônio; e pelo colaborador Alan Bergmann. 

Segundo o dirigente local, os desabrigados ainda necessitam de água mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, além de alimentos não-perecíveis e roupas. Lopes gravou também uma mensagem de agradecimento aos advogados gaúchos, confira aqui.

Segundo o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, a entidade seguirá arrecadando donativos em sua sede, em Porto Alegre (confira aqui o endereço dos postos de coleta), e nas 106 subseções do Interior do Estado.

Quadro de destruição

A enxurrada que atingiu o município na última quarta-feira destruiu um dos cenários mais belos do balneário.  A praia da barrinha, como é conhecida, sofreu um forte processo de assoreamento, causado pela areia que foi levada pela força da água até a lagoa. O calçadão, que estava em fase final de implantação pela prefeitura, foi totalmente destruído e centenas de árvores que ficavam junto à praia foram derrubadas pela correnteza.  A cidade, que é o principal polo turístico da região, deverá levar anos para se recuperar do dano ambiental causado pela força da própria natureza.

Na outra extremidade da cidade, junto ao Arroio São Lourenço, milhares de moradores trabalhavam na limpeza de suas casas, muitas delas com a marca da água próxima ao telhado. Em frente às residências, à espera do caminhão do lixo, restavam empilhados móveis, geladeiras e colchões. A estimativa é de que  mil automóveis tenham sido encobertos pela água, entre eles as 10 vans que realizam o transporte de alunos da rede publica de ensino.

Até a manhã de sábado, segundo dados divulgados pela prefeitura, havia 350 desabrigados no município. Ao todo, 15 mil pessoas foram afetadas pela enxurrada.

Confira o vídeo da entrega dos donativos:

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro