|   Jornal da Ordem Edição 4.434 - Editado em Porto Alegre em 27.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.05.09  |  Diversos   

OAB/RS defende Reforma Política no país

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, afirmou, que o atual sistema político brasileiro está falido e que é urgente a colocação, em pauta, das questões que envolvem a Reforma Política. “É preciso debater novas formas e estruturas políticas para o país, pois o modelo em vigor está ultrapassado e não atende mais às expectativas da sociedade brasileira”, enfatizou o dirigente, ao participar do seminário “A Reforma Política Necessária”, realizado no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre. Do encontro  na AL participaram, dentre outras autoridades, o ministro da Justiça, Tarso Genro, e os presidentes da AL, deputado Ivar Pavan, e da Câmara de Vereadores da Capital, Sebastião Mello.

Conforme Lamachia, tem se tornado comuns os exemplos de que o atual sistema político brasileiro está defasado e que isso traz prejuízos ao país. “É importante que a sociedade, a partir dos agentes políticos, revise a legislação política em vigor, pois ainda temos muito o que avançar nesta área da democracia”, destacou. Ele lembrou que a Reforma Política é uma das principais bandeiras de luta da OAB em nível nacional. Em 2007, o Conselho Federal da entidade, representando o consenso de um conjunto de cerca de 40 instituições nacionais, entregou, aos chefes dos poderes Executivo e Legislativo, um projeto de Reforma Política.

A proposta apresentada destacava a ampliação da democracia participativa por meio de referendos, plebiscitos e leis de iniciativa popular. Também defendia o instrumento do recall – pelo qual o povo pode revogar mandatos conferidos a executivos ou parlamentares que se conduzam mal, de forma ineficiente ou envolvidos em atos de corrupção. Em novembro de 2008, Claudio Lamachia, juntamente com uma comitiva de parlamentares e representantes de setores da sociedade civil, foram recebidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo então presidente do Senado, senador Garibaldi Alves (PMDB/RN), e pelo ministro da Justiça Tarso Genro, ocasião na qual foi manifestada novamente a preocupação gaúcha quanto ao tema da Reforma Política.

 

Assessoria de Imprensa – OAB/RS

Carol Majewski – Jornalista / Assessor

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro