|   Jornal da Ordem Edição 4.335 - Editado em Porto Alegre em 08.07.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

31.05.16  |  Advocacia   

OAB/RS busca criar sistema integrado de informações com o TJRS de suspensão e exclusão de advogados

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

A OAB/RS iniciou as tratativas com o TJRS para criar um sistema integrado de informações de suspensão e exclusão de advogados. A primeira reunião sobre a questão foi realizada, na última quarta-feira (25), na Corregedoria-Geral da Justiça.

Estavam presentes o presidente e o vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Cezar Souza e André Araujo respectivamente; o presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/RS, Felipe Mallmann; a corregedora-geral do TJRS, Iris Helena Medeiros Nogueira; e os juízes-corregedores José Luiz Leal Vieira e Laura de Borba Maciel Fleck.

Na oportunidade, foi entregue ofício da Ordem gaúcha que objetiva criar, em parceria com o TJRS, uma ferramenta eletrônica que possibilite aos juízes e servidores da Justiça consultarem, em tempo real, informações quanto à exclusão e suspensão de advogados pela OAB em todo território nacional.

Segundo o presidente do TED, a iniciativa visa reforçar o trabalho da OAB/RS para que advogados suspensos não exerçam a profissão de forma irregular sem o devido conhecimento do Poder Judiciário. “O ético e bom advogado precisa ser respeitado. Esse sistema vai contribuir com o Judiciário para aplicar os limites efetivos aos profissionais que estão impedidos de advogar, informando de imediato o ocorrido à OAB/RS”, apontou Souza.

A corregedora-geral da Justiça manifestou interesse com o tema em razão de que eventuais nulidades processuais podem ser evitadas a partir da criação do sistema. “Louvo a iniciativa da Ordem gaúcha. Vamos construir juntos a ferramenta, para efetivar de forma segura sua implementação”, afirmou Iris Helena, que também adiantou que vai criar um grupo de estudo para atuar no projeto.

Lucas Pfeuffer
Estagiário de Jornalismo

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro